Conselheiros e equipes diretivas de unidades cabo-frienses e de municípios vizinhos participaram do encontro, em São Cristóvão, nesta sexta (29)
Para debater as principais questões a respeito da rede pública de Educação, foi realizada na manhã desta sexta-feira (29) a segunda edição do Fórum dos Conselhos Escolares de Cabo Frio, na Igreja Metodista Betel, em São Cristóvão.
O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce-CF), reuniu conselheiros e educadores de Cabo Frio e de municípios vizinhos. O evento, que teve como tema “Um caminho para o exercício da cidadania participativa”, discutiu o papel dos conselheiros escolares na gestão educacional do município.
Os participantes assistiram às palestras da vice-coordenadora geral do Gafce-RJ e articuladora dos Conselhos Escolares de São João do Meriti, a pedagoga e especialista em Conselhos Escolares pela Universidade Federal do Ceará, Keila Carvalho; e do articulador do Gafce-RJ, conselheiro de alimentação e do Cacs-Fundeb, o pedagogo e pós-graduado em Tutoria em Educação à Distância, Ivan Emídio.
O Fórum foi finalizado com relatos de experiências de conselheiros escolares de Cabo Frio e dos demais municípios participantes.
Representando a secretária de Educação Rejane Jorge, a secretária adjunta Maria Raquel Rosa enfatizou a relevância dos conselhos para o aprimoramento do ensino na rede pública e reiterou o apoio da gestão municipal à atividade dos conselheiros.
“Sabemos da importância de todos os Conselhos: Educação, Escolar, de Alimentação e Cacs-Fundeb. São braços que a Secretaria de Educação têm para ajudar a gerir. Essa política de fortalecimento e articulação vai continuar. O município só tem a ganhar com esses conselhos ativos”, destacou a secretária adjunta.