Secretaria de Educação recebe Parlamento Juvenil

Na manhã desta quinta-feira (04) o Secretário de Educação, Cláudio Leitão, e a secretária adjunta, Denize Alvarenga, receberam alguns representantes do Parlamento Juvenil no gabinete da Secretaria de Educação (Seme). A reunião teve o intuito de estreitar as relações entre os jovens e a pasta, assim como apresentar a estrutura e as funcionalidades dos setores responsáveis pela administração da educação do município, com suas 88 escolas e 30.921 alunos.

Na ocasião, os representantes do Parlamento falaram sobre o funcionamento e a realidade atual do projeto, e tiraram dúvidas. O secretário de Educação, Claudio Leitão, deu  boas-vindas aos jovens e ressaltou a importância do Parlamento para o exercício da cidadania juvenil, destacando a relevância da iniciativa ser amplamente divulgada. “As experiências que vocês vivem devem ser compartilhadas com outros jovens, podendo despertar um maior interesse na participação política”. A secretária adjunta de Educação, Denize Alvarenga, falou sobre a importância do movimento estudantil e do Conselho Escolar e destacou a necessidade da divulgação dos direitos dos estudantes, muitas vezes desconhecidos pelos alunos.

Os representantes do Parlamento falaram sobre a experiência em conhecer a Secretaria de Educação e como esta agregou para o desenvolvimento deles como jovens, cidadãos, estudantes e parlamentares. “Eu tenho uma impressão melhor da Secretaria Municipal de Educação, porque me parece muito bem estruturada. O secretário está de parabéns assim como toda a equipe, vejo que estamos em boas mãos”, afirmou o parlamentar Paulo Rizo, 16 anos, do Colégio Municipal Rui Barbosa.

Breno Sena, 19 anos, aluno do CIEP 458 do Jardim Esperança, reiterou a fala do colega e afirmou que a visita foi enriquecedora. “Foi esplêndido, estou impressionado. Estão todos de parabéns, percebi como as pessoas aqui trabalham, vi o pessoal almoçando e trabalhando, se esforçando muito. A educação de Cabo Frio está em boas mãos”. Já o Luiz Felipe da Silva Rangel, aluno da Escola Estadual MunicipalizadaTeixeira e Souza (14 anos), disse que a experiência ficará marcada. “Foi muito importante conhecer o funcionamento de todos os setores e saber como funciona a administração da minha e de todas as escolas. É uma experiência que vou levar para a vida toda”, contou o menino, que além de trabalhar e estudar é, também, um parlamentar.

O Parlamento Juvenil, composto por 17 estudantes de Cabo Frio, é um projeto para incentivar a participação na política e também visa abrir espaço para diálogos e discussões de temas relevantes para a sociedade como saúde, educação, direitos humanos, entre outros. O projeto oferece aos jovens uma oportunidade de expandir horizontes e conhecimento, além de fortalecer o processo de integração e garantir à nova geração a possibilidade de ser ouvida, exercendo ativamente a cidadania.