Secretaria de Saúde de Cabo Frio alerta sobre tratamento e cuidados contra a tuberculose

Número de novos casos é preocupante; rede municipal de saúde oferece o tratamento necessário contra a doença

Com 63 novos casos de tuberculose em 2022, a Prefeitura de Cabo Frio alerta a população sobre a importância do tratamento, da continuidade e dos cuidados preventivos contra a doença.

De acordo com o Programa ao Combate a Hanseníase e Tuberculose de Cabo Frio, promovido pela Secretaria de Saúde, a quantidade de novos diagnósticos neste ano já representa 63% do número de casos de todo o ano de 2021, que teve 105 registros.

“Uma doença antiga e um pouco esquecida pela população, mas que ainda precisa de atenção. A tuberculose é infecto-contagiosa, transmitida pela bactéria Bacilo de Koch, afeta principalmente os pulmões. É necessário ficar atento aos cuidados e, ao apresentar algum sintoma, procurar uma unidade de saúde”, explica a enfermeira Christiane Távora dos Santos, coordenadora do programa.

Os sintomas da tuberculose são febre baixa, geralmente no fim do dia, emagrecimento, suor noturno e tosse contínua. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir.

Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo e outros fatores que gerem baixa resistência orgânica podem favorecer o estabelecimento da tuberculose.

TRATAMENTO DEVE SER LEVADO ATÉ O FIM

De acordo com a equipe do programa, é fundamental que o paciente cumpra o protocolo de seis meses de tratamento.

“Muitas vezes, com quatro meses de terapia e resultados de acompanhamentos negativos de bacilocospia, o paciente tende a crer que está curado, mas não é bem assim. Se o paciente não fizer o tratamento completo, o bacilo pode ficar mais resistente aos medicamentos e o tratamento tem que ser feito do zero, começar como se nunca tivesse sido tratado antes. Fica mais difícil. Sem contar que o abandono do tratamento aumenta as chances de a pessoa adoecer e continuar infectando outros indivíduos”, alertou a coordenadora Christiane.

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e é 100% eficaz, desde que o paciente não desista do processo, que dura seis meses. No município, o tratamento acontece no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, no Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristóvão e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

Pacientes diagnosticados com tuberculose nas unidades básicas de saúde ou emergenciais recebem o encaminhamento para iniciar os cuidados necessários. Para informações e esclarecimentos, o Setor de Saúde Coletiva do município está à disposição por meio do número (22) 2646-2580.