Semana da Ciência e Tecnologia tem início nesta quarta-feira (20), em Cabo Frio

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, o evento vai até sexta-feira (22)

Até sexta-feira (22) Cabo Frio vai sediar a Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A solenidade de abertura será nesta quarta-feira (20), às 10h, no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito José Bonifácio, e diversas outras autoridades, como o ex-ministro de Ciência e Tecnologia e atual diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Celso Pansera.

Instituída em Cabo Frio por meio da Lei Nº 2.953, de 29 de agosto de 2018, a atividade terá palestras e debates sobre temas atuais do cenário da inovação. O objetivo é promover ações de divulgação, produção científica, tecnológicas e de inovação nos equipamentos públicos municipais, além de promover atividades educacionais e de capacitação dos servidores públicos e profissionais.

Este ano o evento terá como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. De acordo com o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha, a atividade chega em uma hora crucial para o país, em um momento em que a ciência está sendo posta de lado e os conselhos gerados com base científica não estão sendo levados em consideração por boa parte da população brasileira.

“Neste momento, onde a ciência é tão questionada e esquecida, é muito importante celebrarmos uma semana dedicada à ciência, tecnologia e inovação, exatamente pra falar de quantas pessoas, principalmente na nossa cidade, estão produzindo ciência, lutando contra esse negacionismo e fazendo sua parte para avançar, e não regredir. Nada melhor do que neste momento de escuridão trazermos de volta a luz da ciência, exaltando os cientistas da nossa cidade”, afirmou Rafael Peçanha.

Ainda na quarta-feira, às 18h, será transmitida uma mesa redonda com o tema “A ciência e o mar (primeiro ano da Década dos Oceanos)”, com a participação de Marcelo Tardelli (Mestre em Engenharia Ambiental pelo IFF); Alex Bastos (Doutor em Dinâmica Sedimentar pela University of Southampton com Pós-Doutorado em Geofísica de Alta Resolução no National Oceanography Center); Valéria Quaresma (Doutora em Dinâmica Sedimentar – University of Southampton) e Roberto Ramos (Presidente do Projeto Mar sem Lixo).

Na quinta-feira (21), às 10h, em parceria com a Secretaria de Educação, será realizada uma Feira Universitária Virtual, apresentando as universidades locais aos estudantes de ensino médio e fundamental da rede municipal de ensino, através de vídeos produzidos pelas instituições e publicados no YouTube oficial da Prefeitura de Cabo Frio.

Já na sexta-feira (22), às 10h, no último dia do evento, será transmitida ao vivo na página da Prefeitura no Facebook, mais uma mesa redonda, desta vez com o tema “Mulheres e Meninas na Ciência”, com a participação de Raiza Monteiro Poggiali (mestra em produção, processos e dinâmicas espaciais e ambientais pela UFJF e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá); Rosana Rodrigues (Vice-reitora da UENF, doutora em Produção Vegetal pela UENF, com pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida), Anabell del Real Tamariz (Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Universidade Estadual de Campinas, professora associada da UENF, ex-diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF).

Às 15h, será realizado o encerramento oficial do evento no auditório da Prefeitura. Na atividade, haverá a entrega do Diploma Otime Cardoso dos Santos aos palestrantes e participantes das mesas redondas. Além disso, serão homenageados com o diploma, sete cientistas com destaque em diferentes áreas do conhecimento: Luiz Guilherme Scaldaferri; Acioli Junior; Joílton Mendes; Ivan Rollas; Eduardo Pimenta; Manildo Marcião de Oliveira e Gabriela Avolio.

Ainda na cerimônia de encerramento, será entregue a Medalha Professora Yone Nogueira ao maior destaque de produção científica cabo-friense no ano de 2021 A homenagem será à equipe de criação, administração e pesquisa do setor de pós-covid da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, idealizado por Tatiana Ribeiro, fisioterapeuta e coordenadora de Reabilitação Hospitalar. O setor de pós-covid é o primeiro da região e do interior do estado do Rio de Janeiro, e se tornou objeto de estudo e pesquisa para produção de artigos científicos.