Semana Internacional dos Surdos é marcada por atividades na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho

Programação contou com palestras, visita à Câmara, oficina e gincana

A Escola Municipal Arlete Rosa Castanho preparou uma semana de atividades para comemorar a Semana Internacional dos Surdos. A equipe diretiva preparou palestras com profissionais e uma gincana entre os alunos. Além disso, a direção foi agraciada com uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos trabalhos realizados na escola. A unidade escolar atende 39 estudantes surdos e é a única da Região dos Lagos com essa especificidade.

As palestras reuniram profissionais que ofereceram aos alunos um pouco da vivência acadêmica e os desafios da vida profissional, com o tema “O Surdo no Mundo”. O Dia do Surdo é comemorado no dia 26 de setembro. Além disso, no dia 10, do mesmo mês, é celebrado o Dia Mundial da Língua de Sinais.

Durante todo o mês, que é chamado de ‘Setembro Azul’ e é um marco histórico para a comunidade surda, ocorreram ações de conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quanto é urgente e indispensável a ampliação da acessibilidade.

Na terça-feira (27), a programação teve uma visita dos alunos à Câmara Municipal de Cabo Frio. Na ocasião, a diretora, Géssica Rosa, foi agraciada com uma moção de aplausos oferecida pela vereadora Alexandra Codeço (Republicanos). Já na quarta-feira (28), a gincana promovida pela escola durante a semana contou com atividades esportivas, que geraram interação entre os alunos, de forma tranquila e harmoniosa.

E para intensificar essas possibilidades da vida profissional, na questão do empreendedorismo, os jovens participaram de uma oficina de hambúrguer artesanal, na sexta-feira (30).

“Esse período é muito festejado em nossa escola. Temos muito orgulho de fazer parte da comunidade surda. Agradecemos a cada participante por contribuir tanto com o crescimento e aprendizado de cada um dos nossos alunos. Inclusão é conseguir ir ao médico, ao dentista, ao banco, ao comércio e ser atendido de forma justa e igualitária”, comentou a diretora da unidade, Géssica Rosa.

Sobre a semana de comemorações

A Semana Internacional dos Surdos é uma iniciativa da WFD – World Federation of the Deaf e foi comemorada pela primeira vez, em 1958, em Roma, Itália. De acordo com a Federação, existem cerca de 72 milhões de pessoas vivendo com surdez, e mais de 80% delas estão em países em desenvolvimento. O tema deste ano, “Celebrando Comunidades Surdas Prósperas”, propõe que sejam reconhecidas as comunidades, culturas, línguas e línguas de sinais dos surdos como um fator de união.

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do Decreto de Lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.