A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia começa nesta terça-feira (23), às 8h30, no auditório da Faculdade Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos). A programação conta com dezenas de atividades científicas e tecnológicas até sexta-feira (26). O evento é aberto e gratuito para toda a população, com ações simultâneas em diversas instituições do município. A iniciativa é da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), setor responsável pelo desenvolvimento tecnológico e científico de Cabo Frio, reativado pelo secretário de Educação, Claudio Leitão. O evento integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que este ano traz o tema “Ciência para a redução das desigualdades”.
Nesta segunda-feira (22), amplas estruturas estão sendo finalizadas em diversas regiões do município, a fim de recepcionar um público intenso, que promete agitar a cidade com a circulação de centenas de pessoas, incluindo estudantes de diversos segmentos. A solenidade de abertura nesta terça contará com a presença de algumas autoridades como o prefeito em exercício, Felipe Monteiro, o secretário de Educação, Claudio Leitão, a secretária adjunta de Educação, Denize Alvarenga, o coordenador-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves, além de secretários municipais, representantes da Ferlagos, das escolas municipais e instituições parceiras.
A palestra de abertura “Mulheres na ciência” vai ao encontro do tema nacional que é a “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A palestrante é a Profª Drª Mônica Santos Dahmouche, doutora em Física Atômica pela USP e pós-doutora no BNM-Syrtr em Paris e USP/São Carlos. Na ocasião, algumas oficinas serão apresentadas aos presentes, que poderão experimentar uma amostra das vivências oferecidas durante o evento.
“A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo importante para estimular a capacidade criativa e inovadora dos nossos alunos e também para que possamos estreitar as parcerias com todas as instituições que produzem conhecimento, como universidades e outras entidades que produzem ciência, tecnologia e inovação. E nesse conjunto interativo, fomentamos o interesse pela ciência e estimulamos a produção de novos conhecimentos, tanto junto aos alunos da rede como em toda a população do município”, afirmou o secretário de Educação, Claudio Leitão.
De acordo com o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves, a iniciativa tem o propósito de aproximar a produção científica e as inovações tecnológicas dos estudantes de Cabo Frio e da população em geral, a fim de socializar ainda mais o saber científico. “Foi um grande desafio para a Coordenadoria realizar esta Semana, devido ao pouco tempo da nossa gestão. No entanto, estamos muito satisfeitos com o considerável número de parcerias que acreditaram no nosso projeto e com a ampla qualidade de atividades oferecidas”, afirmou Luiz Felipe.
As ações serão realizadas em diferentes lugares da cidade, como universidades (Estácio, Ferlagos, IFF Cabo Frio e IFRJ Campus Arraial do Cabo), escolas municipais do primeiro e do segundo distrito, praças Porto Rocha e São Cristóvão, Prolagos, Museu de Arte Religiosa, entre outros. Uma extensa e diversificada programação integra o evento, com oficinas, palestras, minicursos, planetário móvel, teatro, visitas guiadas, Caravana de Ciência Itinerante, entre muitas outras.
A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia também traz à cidade diversas ações sociais, disponibilizando para a população serviços que contribuem para diminuição das desigualdades em diferentes âmbitos. Serviços como orientação profissional, jurídica e nutricional, corte de cabelo, higienização de face, saúde bucal, aferição de pressão, medição de glicose, avaliação de IMC, distribuição de kits, entre outras, fazem parte da iniciativa.
Outra atração que promete mobilizar o público é a observação astronômica, que contará com duas ações, uma na terça (23) no IFF, acompanhada da palestra “Viagem pelo Universo” ministrada pelo Prof. Alexandre Peixoto do Carmo (Doutor em Física pela UFJF) e outra na sexta (25) no MART com a palestra “Água em Marte – vida e colonização” com Marcelo Fernandes (Historiador, Coordenador Rede Rio Astronomia, membro e coordenador do ASTEROID DAY Brasil). A Caravana da Ciência Itinerante também faz parte do evento, trazendo vários objetos e experimentos científicos, além de carregar o planetário móvel, que ficará na praça de São Cristóvão de terça a sexta.
A Cogetei também vai promover oficinas interativas de matemática em parceria com a UERJ, trazendo diferentes abordagens, com exposições fotográficas, concerto didático, “Geometria e Agricultura”, “Espaços não formais a favor da aprendizagem”, “Teatro – conto do enxadrista”, entre outros, na Praça Porto Rocha. Já a Carreta Educacional da Enel promoverá um concurso cultural com premiação de 20 geladeiras, trocando equipamentos antigos por novos. Também será realizada uma palestra na Ferlagos voltada especificamente para os professores com o tema “Energia: O Futuro da Humanidade” apresentada pelo Prof. Willian Vieira de Abreu, mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares (IEN) e doutorando em Engenharia Nuclear pela UFRJ/COPPE. Confira a programação completa no link: https://drive.google.com/file/d/0B_IWtou92KBqNGc2MEpFRUxraU11ckVSdHFha2VaWmEzVVln/view?usp=drivesdk.
Apoio institucional:
. SEMAS – Secretaria de Assistência Social
. SECULT – Secretaria de Cultura
. SEMOP- Secretaria de Ordem Pública
. COGEMA- Coordenadoria de Meio Ambiente
. Superintendência da Juventude
Apoio Científico:
. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações