Semana Sebastião Lan discute agricultura familiar em Cabo Frio

Debate aconteceu on-line e está disponível no Facebook oficial da Prefeitura de Cabo Frio

Foi realizada nesta segunda-feira (26) uma roda de debate on-line com o tema “Agricultura familiar e a figura histórica de Sebastião Lan”. A programação fez parte da 3ª edição da Semana Sebastião Lan, em Cabo Frio, evento criado por uma Lei Municipal de 2019 em celebração ao Dia do Agricultor, nacionalmente comemorado no dia 28 de julho. A programação é promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, com o objetivo de resgatar a memória do homem que lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais e que marcou a história do sindicalismo na cidade.

A mediação do debate foi feita por Bruna Pozzebon, mestre em Biologia Forense, e teve a participação da secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito; do secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Peçanha; do chefe do serviço de agricultura familiar do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Deivison Barbosa; do ex-representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes; e de Chiquinho Lan, filho de Sebastião Lan.

No debate, a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, falou sobre a agricultura familiar no município, que vem recebendo novos incentivos por parte da Prefeitura desde o início deste ano.

“A Semana Sebastião Lan é muito importante para o nosso município, principalmente neste momento em que o governo municipal promove uma série de ações para fomentar agricultura familiar, que é um segmento da economia que precisa de apoio. Podemos citar como exemplo os quilombos, que produzem bastante e precisam dessa visibilidade. Nossa área rural ficou muito tempo adormecida e agora está viva, produzindo, graças ao grande apoio do prefeito José Bonifácio”, disse Katyuscia Brito.

Após a mesa redonda foram exibidos os filmes “LAN” e “Memória de Campos Novos”.

Para esta terça-feira (27) está confirmada uma mesa redonda com o tema “Segurança hídrica e alimentar no pós pandemia”, às 18h, com mediação da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia e participação do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Eduardo Pimenta; da bióloga da Prolagos, Gabriela Vitorino e da supervisora de Alimentação e Nutrição de Cabo Frio, Raquel Francisconi.

Encerrando a programação, nesta quarta-feira (28), Dia do Agricultor, as atividades voltam a acontecer às 9h na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio, em Tamoios, com a inauguração da placa em homenagem a Dona Elícia Ramos. Na parte da noite será divulgado o resultado do Concurso Fotográfico “A terra lavrada é a esperança de uma vida melhor”.