Semana Sebatião Lan começa nesta sexta-feira (26)

A Prefeitura de Cabo Frio promove a Semana Sebastião Lan 2019, precursor dos direitos do trabalhador rural no município. A programação começa na sexta-feira (26) no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio e no sábado (27), na sede da Fazenda Campos Novos.

Na programação, filmes e exposição sobre a história desse importante ícone dos trabalhadores rurais, com artigos, matérias, fotos e documentos históricos. O evento é realizado pelas Secretarias de Agricultura e Cultura.

Sebastião Lan nasceu em 1942, no Espírito Santo. Chegou a Cabo Frio em 1968 e instalou-se no bairro Campos Novos, local que passava por sérios conflitos entre grileiros e lavradores. Nessas terras, escreveu sua história de luta pela regularização fundiária. Organizou a reabertura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que havia sido fechado pelos militares. Foi eleito presidente do sindicato e quatro meses depois de ter assumido, no dia 06 de junho de 1988, véspera de sua ida à Brasília, onde entregaria importante relatório ao Ministro da Reforma Agrária, Sebastião Lan sofreu um atentado na Rodovia Amaral Peixoto, levando seis tiros. Morreu cinco dias depois, aos 46 anos de idade.

Sebastião Lan é lembrado por toda a sua história de luta em defesa dos trabalhadores rurais. Ele contribuiu de forma exemplar para o desenvolvimento trabalhista e social da cidade de Cabo Frio, bem como pelos direitos dos trabalhadores rurais. Atualmente dá nome ao mercado que abriga a feira do bairro Jardim Caiçara.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio fica na Estrada da Integração, s/n, próximo à saída para a Rodovia Amaral Peixoto. Já a Fazenda Campos Novos é localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 124.

Confira a programação:

Sexta-feira, dia 26 de julho
Abertura às 14h
– Fotografia, artesanato, produtos agrícolas, mesa gastronômica, produtos essencialmente da terra como: cuscuz, milho, mandioca, manteiga, leite, café, mel, pães, frutas, entre outros;
– Degustação de alimentos com reaproveitamento alimentar;
– Curso de Esterilização de vidros para alimentos – COGETEI;
– Palestra Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no âmbito do Instituto Federal Fluminense;
– Distribuição de mudas de espécies nativas;
– Associação das Mulheres de Tamoios – AMUTAM prestando serviço social;
16h – VT do filme “Sebastião Lan” e “Lan 10 anos depois”;
– Celmo canta “Seu nome é Sebastião”;
– Comissão relata o que é a Semana Sebastião Lan e seus objetivos;
– Fala de membros da família Lan
– Palestra com o tema “O campo e seus avanços”;
18h – Formação da mesa com autoridades presentes;
– Hino da cidade de Cabo Frio;
– Autoridades: prefeito, secretários, deputados, dirigentes sindicais e instituições públicas e privadas;
– Cine Busão;
19h – Inauguração do Memorial “Lan”;
– Inauguração da Placa Comemorativas – Memorial Sebatião Lan;
– Apresentação musical de artistas convidados.

Sábado, 27 de julho, Fazenda Campos Novos:
Abertura às 13h30
– Exposição nas tendas das secretarias e instituições convidadas;
15h – Palestra com a PESAGRO/Rio e a oficialização do convênio com a prefeitura de Cabo Frio;
– Homenagem a Sebastião Lan – Oficializando o nome de “Sebastião Lan” no galpão do produtor rural;
16h – Participação da Ciência e Tecnologia de Cabo Frio com uma roda de conversa sobre Biodigestor;
– Palestra com o médico veterinário Dr. Renato Lopes – orientação de trabalhadores rurais quanto a medicina preventiva nos animais (zoonoses);
17h – Participação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com o tema “Apicultura na Região dos Lagos” com o apicultor Ladislau Abelha
– Atividades culturais