Serviço Família Acolhedora, de Cabo Frio, sedia o 11º Fórum Estadual de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro

Encontro acontece segunda (3) na Universidade Estácio de Sá, das 13h às 16h

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Serviço Família Acolhedora da Secretaria da Criança e do Adolescente, sedia na segunda (03), das 13h às 16h, o 11º Fórum Estadual de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro. O encontro, que acontece no auditório da Universidade Estácio de Sá, é voltado exclusivamente para as equipes dos serviços fluminense.

Nesta edição, o tema das discussões será “Potencialização das Famílias de Origem (nuclear, extensão e ampliada) e reunificação de crianças”. De acordo com os organizadores, o fórum “nasceu da necessidade de diálogo e estruturação dos serviços que trabalham com a complexa rede de acolhimento de crianças e adolescentes.

“O fórum foi instituído com objetivo de discutir, fazer intercâmbio de experiências e dos desafios entre os serviços de acolhimento familiar. Para isso, o evento reúne tanto municípios que já possuem o serviço implementado quanto aqueles que estão em fase de implementação. Esse formato híbrido favorece a articulação e a permuta pertinentes ao acolhimento familiar”, explicou a coordenadora do Serviço Família Acolhedora de Cabo Frio, Sonia Basson.

Até o momento, estão confirmadas a participação das equipes de família acolhedora de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Macaé, São Gonçalo, Niterói, Teresópolis, Petrópolis, Resende. O encontro vai contar ainda com depoimento de famílias de origem de Cabo Frio.

13h – Abertura

13h15 – “Retrospectiva do Fórum Estadual de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro: história e desafios”, palestra com o psicólogo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Lindomar Darós, que é doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em psicologia social e ativista em Direitos Humanos com ênfase em Infância, Velhice e População LGBTTQI+.

13h35 – “Potencialização de famílias de origem (nuclear, extensão e ampliada) e reunificação de crianças”, palestra com a psicóloga Marcy Gomes, representante da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), pós-graduada em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente e Psicologia Jurídica, ambas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Estado do Rio de Janeiro.

14h30 – Depoimentos de famílias de origem de Cabo Frio.

15h10 – Debates e decisões para o Fórum Estadual.

15h40 – Encerramento.