Tamoios recebe operação integrada de preservação ambiental na APA da Bacia do Rio São João

Uma operação integrada de preservação ambiental foi realizada em Tamoios, distrito de Cabo Frio, nesta terça-feira (23). A ação e contou com a participação de agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Coordenadoria de Meio Ambiente, ICMBio, Ministério Público Federal e Polícia Federal. A subprefeitura de Tamoios também participou da operação, sendo representada pelos núcleos de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, além da Comsercaf.

A operação foi no bairro Centro Hípico, que abriga o Parque do Mico Leão Dourado e a APA da Bacia do Rio São João, e teve como objetivo identificar e coibir as construções irregulares, bem como o desmatamento e o parcelamento irregular do solo. Os agentes do ICMBio fizeram as vistorias nas área da APA próximas ao rio, acompanhados dos demais agentes envolvidos, e encontraram diversas construções irregulares. Os responsáveis pelas construções foram autuados. Ao todo, foram 13 autuações e quatro demolições.

Foram autuados os responsáveis de obras com menos de cinco anos. Todas essas construções estavam dentro do perímetro da APA da Bacia do Rio São João, o que configura crime ambiental. Entre as autuações estão os crimes de desmatamento e impedimento da regeneração da Mata Atlântica. As penalidades das autuações variam de simples advertência a multas, em caso de reincidência.

Para Ricardo Sampaio, coordenador-geral de assuntos fundiários, a preservação ambiental e territorial da área tem que ser respeitada: “A Prefeitura está realizando as demolições de construções e a retirada de cercas e mourões com base na preservação ambiental. Estamos dentro de uma área de preservação, e essas construções estão irregulares. Por isso, essa iniciativa é tão importante, para manter a ordem na cidade”, conta ele.

De acordo com o supervisor operacional do Meio Ambiente em Tamoios, Handerson Costa, operações como essa serão uma constante no distrito: “Temos que conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente. Enquanto continuarem a construir dentro da reserva ambiental, vamos coibir. Estamos intensificando a fiscalização em Tamoios para garantir a sobrevivência do meio ambiente”, finaliza.

O ICMBio fez imagens aéreas com um drone para identificar os locais em que há construções irregulares. As imagens foram utilizadas nesta operação e também servirão para operações futuras. A atividade durou todo o dia. A Polícia Federal deu suporte à operação, garantindo a segurança dos agentes ambientais.