Tem início em Cabo Frio a mobilização para eleição dos Conselhos Escolares

Inscrição dos candidatos acontece na próxima quarta-feira (24), com a eleição acontecendo no mês de maio

As eleições para os Conselhos Escolares ocorrerão no dia 14 de maio, abrangendo as 87 unidades escolares e dois Centros de Atendimentos Pedagógicos Especializados (Cenapes) da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio. Para que a comunidade escolar possa conhecer os candidatos que representarão os alunos, pais ou responsáveis, e professores, deu-se início, nesta quarta-feira (17), ao processo de mobilização escolar para a posterior inscrição dos candidatos.

A campanha eleitoral está regulamentada pela Comissão Eleitoral Local, eleita em cada unidade escolar, e não poderá interferir no funcionamento normal da escola, ocorrendo durante todos os turnos de atividade. Não será permitida a realização de campanha nos dias da eleição.

Os eleitores poderão votar em representantes dos alunos, dos pais e responsáveis, além dos professores e servidores de cada unidade escolar. O cronograma, divulgado em edital, está assim definido:

• Mobilização da Comunidade Escolar: 17/04 a 19/04;
  • Inscrições dos Candidatos: 24/04 a 26/04;
  • Divulgação dos Candidatos com Inscrição Aprovada: 29/04;
  • Campanha Eleitoral: 30/04 a 13/05;
  • Dia da Votação: 14/05;
  • Divulgação dos Resultados: 14/05;
  • Posse dos Eleitos: 11/06.

O edital está disponível por meio do seguinte link: http://rj.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/cabofrio/?pagina=abreDocumento&arquivo=37EB0351814F8D.

Podem candidatar-se nas unidades escolares onde atuam:

• Do segmento funcionários: professores, dirigentes de turno, equipe de assessoramento pedagógico e demais servidores em atividade na unidade de ensino.
  • Do segmento comunidade escolar e local: alunos maiores de 18 anos matriculados com frequência regular, pais ou responsáveis dos estudantes, associações e movimentos sociais organizados.

A coordenadora do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), Priscilla Arantes, destaca a importância da eleição dos conselheiros.

“Para entender melhor o processo eleitoral dos Conselhos Escolares, é importante notar que ele é parte de uma política de gestão democrática, que permite a participação de alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar e local na tomada de decisões que afetam a vida escolar. Precisamos sempre fazer parte deste momento”, comentou Priscilla.