Unidades de Saúde de Cabo Frio recebem ações da Campanha Setembro Amarelo

As atividades destacam a importância de falar sobre saúde mental com a população

A Campanha Setembro Amarelo, em Cabo Frio, segue com diversas ações que promovem a valorização da vida e debatem sobre a importância da saúde mental. As atividades estão sendo realizadas nas unidades de saúde do município, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa foi lançada no dia 6 de setembro, no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), em Tamoios. Desde então, as unidades de saúde do município estão com programação que vai até o dia 27 de setembro. A campanha busca abordar o tema da saúde mental e enfatizar que ainda há muito que ser informado sobre a importância dos cuidados psíquicos.

No Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (CAPSi), no Portinho, estão ocorrendo rodas de conversa com pacientes, usuários e familiares. O objetivo é ressaltar a importância de buscar ajuda ao menor sinal de sofrimento.

Já no CAPS 2, no Braga, a equipe está distribuindo fitinhas amarelas como símbolo de apoio à causa durante todo o período da campanha. Além disso, para esta quinta-feira (14), às 14h, está programada a oficina “Monte sua rede de apoio”, que visa capacitar as pessoas na construção do grupo de pessoas que estão dispostas a ajudar sempre que necessário.

Também no CAPS 2, que fica na Rua General Alfredo Bruno Gama Martins, na próxima semana, no dia 20 de setembro, acontecerá um evento em prol da valorização da vida com uma programação diversificada. As atividades vão começar com café da manhã, seguida de rodas de conversa com psicólogos, oficina de pintura e caminhada até a Praça de São Cristóvão, com apresentação da oficina de música. Na ocasião também será exibido um filme relacionado à valorização da vida.

O encerramento da programação no CAPS 2 ocorrerá em 27 de setembro, às 14h, com a realização de seminário interno destinado aos profissionais da rede municipal, sobre como lidar com casos de risco de suicídio.

Na Rede de Atenção Básica, acontecerá rodas de conversas com psicólogos para pacientes e a população. A primeira unidade que vai realizar a atividade será a Estratégia Saúde da Família (ESF) Florestinha, em Tamoios, no dia 19 de setembro, às 9h. Já no dia 20, às 14h, será a vez da ESF do bairro Jacaré.

A programação continuará na semana seguinte, no dia 25 de setembro, na ESF dos bairros Tangará e Caminho de Búzios, às 9h.

Na última semana do mês, as ações serão realizadas nas ESFs dos bairros Jardim Peró, às 9h, e Vila Nova, às 14h, em 26 de setembro. O encerramento da programação será na ESF do bairro Nova Califórnia, às 9h, em 27 de setembro.