Valorização de Tamoios marca os primeiros 100 dias do governo de Cabo Frio

Reorganização de espaços públicos e melhorias na Saúde são destaques neste período inicial do mandato

Os primeiros 100 dias de mandato do novo governo de Cabo Frio não deixam dúvida: o distrito de Tamoios passou, finalmente, a receber a atenção da Prefeitura. Ações de organização dos espaços públicos e melhoria no sistema de Saúde têm sido prioritárias, em atendimento às maiores necessidades da população local.

O processo de valorização de Tamoios inclui melhorias na iluminação pública, na limpeza urbana e na infraestrutura. Também ganham destaque ações como a revitalização da Fazenda Campos Novos e do Parque de Exposições e do Parque do Mico-Leão-Dourado, além da delimitação e sinalização de uma ciclovia paralela à rodovia.

Inúmeras intervenções também passaram a ser realizadas semanalmente nas ruas de Tamoios, como operação tapa-buracos, limpeza de bueiros, e fiscalização e ordenamento das praias, calçadas e comércios em geral. Além dessas ações, grandes investimentos na Saúde também começaram a ser feitos, tanto no combate à Covid-19 como na contratação de diversas especialidades médicas e melhorias de infraestrutura.

“Em muitas áreas, o trabalho começou do zero. A reconstrução está acontecendo. Nosso compromisso com Cabo Frio e Tamoios está sendo cumprido, com muito trabalho. Nestes 100 dias de governo, Tamoios vive outra realidade. Nosso distrito tem a atenção do governo e o tamoiense está inserido nas tomadas de decisões”, afirma a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado.

AÇÕES INÉDITAS PARA A SAÚDE DE TAMOIOS

Tamoios vem recebendo investimentos inéditos na área de saúde: o serviço de pré-natal de alto risco, que antes acontecia somente no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga (primeiro distrito), e agora é oferecido no PAM de Santo Antônio e no Posto de Saúde de Unamar; e o serviço de Tratamento Fora do Domicílio com três veículos saindo direto do distrito (antes a população de Tamoios tinha que ir para São Pedro da Aldeia para aguardar o transporte).

Além disso, a o governo municipal deu início à readequação do Hospital Municipal de Tamoios com o objetivo de abrir o térreo do local com 20 leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, e implantou os polos de vacinação contra o coronavírus.

Outros importantes investimentos em saúde foram a contratação de mais médicos e melhorias da infraestrutura do PAM de Santo Antônio e do Posto de Saúde de Unamar. Os principais avanços foram nas reformas estruturais, como pintura e reparação de equipamentos, além da implantação do sistema de informatização para atendimento médico.

Outra novidade é que agora o segundo distrito também possui dois importantes polos de saúde: o primeiro é o da vacinação da BCG, localizado na Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Samburá, e o segundo é o Polo de Infectologia, no PAM de Santo Antônio, que oferta por livre demanda testagem de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de oferecer assistência e acompanhamento aos pacientes e pessoas que tiveram contato com a tuberculose.

Além de todos esses avanços, a população de Tamoios também foi beneficiada com a implantação dos serviços de odontologia, principalmente para atendimentos urgentes, e do programa de obesidade com acompanhamento multidisciplinar. Também foram contratadas especialidades médicas de grande necessidade como pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, dermatologia, fonoaudiologia e endocrinologia. Agora a Prefeitura está em processo de contratação de urologista e angiologista.

MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA E NO ORDENAMENTO DO DISTRITO

A área de infraestrutura tem sido marcada por intervenções de limpeza em diversas ruas, além da operação tapa-buracos, troca de manilhas, assentamento de novos tubos, reparos de poços de visita, confecção de caixas de passagem, colocação de massa asfáltica e pelo projeto “Calçada Limpa”, que visa a retirada de materiais dispostos de forma indevida, liberando para a circulação de pedestres.

A pedido da Prefeitura, em fevereiro o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) realizou a troca de lâmpadas na Rodovia Amaral Peixoto, em toda a extensão do distrito de Tamoios. A ação era uma antiga reivindicação da população, assim como a pavimentação do trecho de acesso à Fazenda Campos Novos, também executado pelo DER-RJ a pedido da Prefeitura de Cabo Frio.

A limpeza dos bueiros ganhou reforço, com a desobstrução da rede acontecendo em formato de mutirão pelas equipes das Prefeitura. Cerca de 600 bueiros já foram limpos em todo o distrito de Tamoios.

No mesmo período também passaram a ser feitas fiscalizações diárias nas areias da Praia de Unamar e no Pontal de Santo Antônio com o objetivo de evitar o comércio ilegal e o excesso de mesas, cadeiras, guarda-sóis e caixas de som. Durante a noite, fiscais agem em bares e restaurantes, verificando o atendimento às normas de ordenamento e cumprimento do Decreto Municipal em vigor.

INVESTIMENTO EM ESPORTE E LAZER

No Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, no bairro Santo Antônio, foram feitas reformas no telhado e na parte interna, além de um mutirão de limpeza e pintura externa. O espaço hoje funciona como um dos polos de vacinação contra a Covid-19. O gramado do campo de futebol de Unamar foi totalmente recuperado, e mais um campo está em construção no Complexo da Fazenda Campos Novos.

O uso de bicicletas também passou a ser estimulado, com a demarcação e sinalização dos seis quilômetros de extensão da ciclofaixa que liga o Ginásio Municipal João Augusto Teixeira Silva à Rua Santos Dumont, no bairro Santa Margarida.

FAZENDA CAMPOS NOVOS

Símbolo da história do Brasil em solo cabo-friense, a Fazenda Campos Novos foi desapropriada pela Prefeitura de Cabo Frio no segundo mandato do prefeito José Bonifácio. A partir daí, já como propriedade pública, passou a sediar a Secretaria de Agricultura, que funciona no mesmo local até hoje. Com a promessa de campanha em revitalizar o local, desde os primeiros dias deste ano a Prefeitura vem realizando trabalhos de limpeza, pintura, capina, entre outros reparos. O Canil Municipal, que também fica na Fazenda, passou por limpeza completa e os animais receberam atendimento veterinário.

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Construído por Bonifácio dentro da Fazenda Campos Novos nos anos 1990, o Parque de Exposições de Tamoios também passou por grandes mudanças e foi reaberto à visitação. Com o objetivo de aproximar o trabalhador rural do consumidor final, o local recebe mensalmente a Feira do Produtor Rural, onde pequenos produtores locais se reúnem para troca de experiências e apresentação do trabalho ao público em geral. Além da feira, acontece ainda um bazar beneficente, projeto de adoção de animais e venda de comidas típicas da população quilombola.

PARQUE DO MICO-LEÃO-DOURADO

Área de importante interesse ambiental em Cabo Frio, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado está sendo preparado para se tornar sede da unidade de proteção ambiental e de algumas Secretarias Municipais em Tamoios. Com cerca de 15mil m², o local já recebeu ações de capina, varrição, retirada de entulho e demais atividades de limpeza e ordenamento.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.