Valorização do servidor público marca gestão do prefeito José Bonifácio, em Cabo Frio

Primeiro ano do governo teve prioridade para o pagamento de dívidas históricas, realização de concurso público e capacitações

Se o servidor municipal de Cabo Frio passou a ser valorizado e tratado com respeito a partir da gestão do prefeito José Bonifácio, isso em muito se deve à atuação da Secretaria de Administração. Nos últimos 12 meses, a equipe da pasta não apenas trabalhou para agilizar a máquina pública, como esteve diretamente envolvida em realizações históricas, como o pagamento de salários deixados em aberto por gestões passadas; a organização do primeiro concurso público no município em 12 anos, e a chamada do último grupo de aprovados no certame de 2009, até então o último realizado.

Desde o começo da gestão, a Secretaria de Administração atuou em conjunto com a Secretaria de Fazenda para organizar as finanças do município, o que foi fundamental para garantir o pagamento em dia dos salários ao longo de todo o ano, prioridade estabelecida pelo prefeito José Bonifácio. As duas pastas também atuaram em conjunto para identificação de dívidas que prejudicavam o servidor, como a dos créditos consignados, cujos descontos anteriormente eram feitos sem o devido repasse do dinheiro para as instituições financeiras.

Em constante diálogo com os sindicatos, o Governo Municipal conseguiu, logo nos primeiros meses, acertar dívidas históricas com o funcionalismo, a começar pelo 13º salário referente aos anos de 2016 e 2020 de aposentados e pensionistas do Ibascaf, e o pagamento de dezembro de 2020 mais o terço de férias para os profissionais da Educação.

Nos meses seguintes, outros débitos de governos anteriores foram pagos, fechando dezembro de 2021 com o pagamento dos salários de dezembro de 2020 para servidores da Administração, Saúde, Comsercaf e aposentados e pensionistas do Ibascaf, totalizando mais de R$ 30 milhões em acertos.

“Esse saneamento das contas foi algo fundamental para que a gente pudesse atender o compromisso maior do prefeito, que era pagar o salário em dia. E nós fomos muito mais longe. Além de pagar em dia, conseguimos antecipar esse pagamento de uma forma até contrária ao que muita gente dizia que não conseguiríamos”, aponta o secretário Ruy França, que esteve à frente da Administração ao longo de 2021, e agora comanda a pasta de Direitos Humanos e Segurança Pública.

Ao mesmo tempo em que a atual gestão acertou as contas herdadas do passado, também ficou de olho no futuro. Em 2021, realizou o primeiro concurso público no município em 12 anos, com mais de 60 mil inscritos.

Paralelamente a isso, a Secretaria de Administração também organizou um Processo Seletivo Simplificado, que teve mais de 45 mil inscritos. Conduzida com transparência desde o início, a seleção não teve qualquer tipo de contestação judicial, ou sequer suspeição quanto à sua lisura.

Outro marco histórico da atual gestão foi terminar com a espera de 12 anos para a convocação de aprovados no concurso público realizado em 2009. Em julho, o prefeito José Bonifácio deu posse a 85 profissionais que vão trabalhar na rede municipal de Educação. No fim do ano, foram convocadas outras 98 pessoas, que tomam posse agora no fim de janeiro.

CAPACITAÇÃO PARA DAR CELERIDADE AOS PROCESSOS

A valorização do servidor público municipal na atual gestão não se dá apenas por meio do pagamento antecipado dos salários, mas também pelo respeito no tratamento ao trabalhador. A partir da mudança de métodos, com redução da burocracia, e a capacitação contínua da equipe, a Secretaria de Administração conseguiu dar mais celeridade aos processos internos e nos pedidos feitos pelos funcionários de toda a Prefeitura, incluindo pedidos de férias, licenças e licenças-prêmio, entre outras demandas. Desta forma, pedidos que poderiam levar meses para serem atendidos, passaram a ser resolvidos em muito menos tempo.

O investimento em capacitação se estendeu aos servidores das demais secretarias, como forma de garantir que a montagem dos processos de compra seja feita seguindo todos os trâmites necessários. Também sob esse aspecto, não houve qualquer problema ao longo dos últimos 12 meses.