Equipe de fiscalização constatou problemas na conservação e armazenamento de alimentos
Uma equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma fiscalização na noite desta quarta-feira (16) nos boxes da Praça da Cidadania. Neste primeiro momento, a ação dos agentes tem caráter instrutivo e educativo, com foco no comércio de alimentos. Ainda assim, foram verificadas e notificadas diversas irregularidades.
Ao todo, 20 estabelecimentos foram autuados e os responsáveis terão que comparecer na sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Índia, 40, no Jardim Flamboyant. Entre os problemas, foram encontrados alimentos conservados de maneira inadequada; problemas de refrigeração; falta de especificação explícita das validades de determinados alimentos; armazenamento de restos de alimentos, entre outras pendências, que os responsáveis foram orientados a corrigir imediatamente.
Está previsto um retorno ao local e, em caso de reincidência ou da falta da licença sanitária, serão tomadas as medidas cabíveis previstas no Código Sanitário da cidade de Cabo Frio, que pode chegar a multa e até interdição. O coordenador de Vigilância Sanitária, Paulo Sérgio Campos, disse que as ações serão frequentes.
“Nossa fiscalização vai continuar na cidade toda, inclusive, no Segundo Distrito. Já fizemos essa ação em outros locais com grande concentração de comércio de alimentos. No primeiro momento, a finalidade não é punir ou fechar o estabelecimento, mas apenas educar e instruir”, explica.