Visita técnica começa a definir ordenamento de canoas havaianas na Passagem e no São Bento

Representantes da Coordenadoria-Geral de Meio Ambiente, da Guarda Marítima e Ambiental e da Secretaria de Turismo fizeram nesta quarta-feira (22) a primeira visita técnica para o ordenamento das canoas havaianas na Passagem e no São Bento. A medida vai permitir a racionalização do espaço para que ele seja usado tanto pelos desportistas quanto por outros freqüentadores.

A idéia é reduzir em 50% a área atualmente tomada pelas canoas para tornar o local misto para a atividade física e de acesso para os banhistas. Com o ordenamento, ganham os praticantes da modalidade que cresce rapidamente na cidade, sem deixar de garantir a integridade do meio ambiente local.

“Estamos fazendo esse ordenamento para que o morador e o turista tenham melhor acesso a essas áreas, que são tão bonitas. Queremos melhorar a qualidade de vida para as pessoas que frequentam esse espaço”, explica o coordenador-geral de Ordem Pública, Fábio Carvalho.

O processo de ordenamento prevê o licenciamento ambiental tanto na esfera municipal, que já está em curso, como nas instâncias estadual e municipal. Um estudo de capacidade está em andamento para levantar quantas embarcações ficarão nos dois locais. Em um segundo momento, serão colocados cavaletes padrão onde as canoas vão ficar suspensas de modo a não prejudicar a vegetação rasteira. Também está previsto o plantio de ipomeias e outras plantas nativas para restaurar o local.

“Essa medida de ordenamento é muito importante para garantir a qualidade da praia e o cuidado com o ecossistema local”, afirma o coordenador-geral de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Será marcada uma nova visita técnica de um biólogo da Coordenadoria de Meio Ambiente e de um engenheiro florestal para avaliar o impacto na área. O planejamento das ações de ordenamento acontece há meses em diálogo constante com as autoridades envolvidas na questão e os praticantes da modalidade.