Lançado em 31 de julho, o canal de WhatsApp da Coordenadoria de Posturas recebeu 212 denúncias até o momento. Deste total, 104 atendimentos foram concluídos e outras 48 reclamações são averiguadas pelas equipes. Outras 37 demandas, que não competem à coordenadoria, foram encaminhadas para outras secretarias e o restante é de responsabilidade do Governo do Estado ou trotes.
O coordenador de Posturas, Alexandre Lopes, ressalta a confiança da população no serviço e a parceria estabelecida com as equipes de fiscalização. “Essa é uma forma de contato direto com a população muito importante. Como não temos como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, a sociedade é nossa aliada. As pessoas são os nossos olhos”, comentou Lopes.
Entre as principais questões resolvidas com a ajuda do canal de denúncias estão o embargo de uma obra irregular na Passagem, em 10 de agosto, em um imóvel histórico no Beco do Furtado. Em 4 de setembro, outro problema solucionado com a ajuda do serviço foi a colocação de uma passagem alternativa para pedestres na Avenida Nilo Peçanha, ao lado de uma calçada interditada para obras. O caso de um mercado no Jardim Flamboyant que obstruía a calçada com caixas também foi atendido por meio da reclamação popular pelo WhatsApp.
Uma das preocupações do coordenador é com o alto número de falsos chamados. “Sabemos que é uma minoria, mas pedimos consciência àqueles que passam trotes. Como apuramos todas as denúncias, receber informações erradas atrapalha muito o nosso trabalho”, pede Lopes.
As denúncias, queixas e reclamações podem ser feitas pelo número (22) 98835-4140. O cidadão pode fazer reclamações a respeito de situações que vão da ação de vendedores ambulantes ilegais à colocação de objetos que obstruem calçadas ou vias públicas. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.