“Águas de Março” terá história, música e gastronomia

Nesta sexta e sábado, 22 e 23, acontece a terceira edição do “Águas de Março”, evento realizado pela Associação do Polo Gastronômico da Passagem e que, pela primeira vez, é co-produzido em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Eventos, com patrocínio de empresas locais. O projeto acontecerá no Largo de São Benedito, na Passagem, a partir das 20 horas, reunindo o melhor do jazz e bossa nova, além de história e ótima gastronomia.

A programação começa nesta sexta-feira (22), com um talkshow promovido pela Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo. “Será um bate-papo bem descontraído com nossos historiadores Pablo Magaton, Daniel Henriques, Elbio Meireles e Raphael Brito, onde eles contarão um pouco da história geral de Cabo Frio, falando sobre algumas curiosidades e personagens, sempre fazendo uma interação com público”, explicou o superintendente Paulo Cotias.

Em seguida, às 21 horas, tem show com Carla Paz Bossa Trio e convidados. O trio nasceu na cidade de Cabo Frio a partir da amizade dos músicos de sua formação motivados pelo prazer de tocar boa música com um repertório que mescla Bossa Nova, Jazz e MPB. Formado por Carla Paz, Thiago Marques e Edson Santos, o trio tem em comum o gosto por harmonias inteligentes combinadas com arranjos modernos.

Para a terceira edição do “Águas de Março” o grupo apresentará sucessos compostos por Tom Jobim, Roberto Menescal, João Donato, Carlos Lira, Marcos Valle e Vinícius de Moraes entre outros, com apoio de convidados como Hugo Peres, Edson Gomes e Vivia Mares. Já no sábado (23), o evento será aberto com uma edição especial do Caminhos da História, também promovido pela Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo.

“Diferente do talkshow, desta vez vamos abordar a história local nos séculos XVI e XVII, desde sua descoberta, passando pela guerra de Cabo Frio e fundação da cidade até o núcleo de povoamento da Passagem, que será o nosso foco”, explicou Cotias.

A segunda atração da noite fica por conta do show com a Banda Three Jazz, composta pelos músicos cabo-frienses Ivan Morini (piano), Tadeu Uchoa (baixo) e Vânia Meirelles (voz), com participação de convidados especiais.

Para curtir os shows gratuitos, o público terá à disposição mais de 40 bares e restaurantes do entorno do Largo São Benedito. “Embora o palco fique na praça, este ano teremos caixas de som espalhadas por todo o entorno do Polo Gastronômico, levando o clima de bossa e jazz para todo o público”, explicou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

O “Águas de Março” é o primeiro evento a ser beneficiado pelo primeiro Edital de Chamamento Público, lançado em fevereiro deste ano pela Secretaria de Turismo, através da Superintendência de Eventos. No documento, pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas em patrocinar ou apoiar os eventos têm acesso à lista de necessidades para realização de cada projeto apresentado, bem como às contrapartidas oferecidas em troca dessa parceria.

Após o lançamento do primeiro edital, 17 empresas manifestaram interesse em apoiar o “Águas de Março”, todas ligadas à Associação do Polo Gastronômico da Passagem: Escritório do Cheff, Le Monde, Choperia da Passagem, Borogodó, Mané Paixão, Hot Batata, Dream Land Pub, Don Filé, Espetinho, Box60, Arcos do Canal, Galápagos, Bamba, Lá e Cá, Hostel Bravo, Quintal Lusitano e Armazém da Passagem.

“Eles assumiram todos os custos com a parte musical do evento e a Prefeitura, representada pela Secretaria de Turismo, se responsabilizou pela parte estrutural. Há que se destacar que, embora o edital tivesse opção para contratação de bandas de fora, todos os empresários preferiam investir na valorização de músicos da cidade”, explicou a superintendente de Eventos da Secretaria de Turismo, Rosemarie Teixeira.