Cabo Frio sedia simulado de triatlo

A Praia do Forte será palco, neste domingo (12), do simulado mensal de triatlo. O evento acontece a parir das 7h, com concentração dos atletas em frente ao estacionamento do Lido. Segundo os organizadores serão 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, medidas adotadas na categoria “sprint” do triatlo. 
Mensalmente, uma equipe da região, a LagosTri, promove um simulado, que é um treinamento para competições futuras.

 

Liderada por Luis Claudio Pereira dos Santos, a Lagos Tri participa de diversas competições no país.O treinamento deste mês é voltado para a disputa de três competições que serão realizados no próximo fim de semana: o Aquathlon Estadual de Rio das Ostras, no sábado (18), com 2km de corrida, 750m de natação e mais 2km de corrida; o Duathlon Estadual de Rio das Ostras, no domingo, com 3km de corrida, 20km de ciclismo e mais 3km de corrida; e a 33ª edição do Triathlon do Exército, em Vila Velha (ES), no dia 19 de agosto. A prova é organizada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e terá em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, medidas adotadas na categoria “sprint” do triatlo.

 

A Lagos Tri está iniciando, também, um treinamento para atletas mirins. O simulado do aquatlo infantil deste domingo terá 50 ou 100m de natação e 800m de corrida. O evento é aberto aos triatletas de toda a região. Professor de Educação Física e amante da modalidade, Adrian Braga, o “Mano”, é um dos que está sempre presente nos simulados.

 

“A ideia é de estarmos juntos treinando, vem atletas de toda a região, até de Saquarema, e sempre varia o número de praticantes. Mas é uma forma de a gente, que treina, estar sempre preparado”, explicou Mano.

 

Para promover os simulados que acontecem mensalmente na Praia do Forte, a Lagos Tri conta com o apoio e a autorização da Prefeitura de Cabo Frio. Um esporte olímpico recente e com algumas variações “Triathlon” é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

 

A modalidade foi criada nesta forma atual na década de 1970, na Califórnia (EUA) e entrou no programa olímpico nos Jogos de Sydney (Austrália), em 2000. Nos Jogos Olímpicos, a distância percorrida é de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, exatamente o dobro da categoria “sprint”.

 

Além do triatlo, existem as variações duatlo (com distâncias em corrida, ciclismo e corrida); aquatlo (corrida, natação e corrida) e aquabike (mesclando natação e ciclismo). A entidade que organiza competições internacionais de triatlo e derivações é a International Triathlon Union (ITU), entidade à qual a CBTri é filiada.


DestaqueNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: