Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação participa de feira de estímulo ao jovem cientista

A equipe da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), representada pelo coordenador-geral, Luiz Felipe Oliveira  e pelo coordenador de ciência e sociedade , Guilherme Guaral, participa nesta quarta-feira (20) da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), maior feira sobre o tema no Brasil.

A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que todos os anos, desde 2003, realiza na USP uma grande mostra de projetos. O evento cumpre importante papel social para estudantes da educação básica, reunindo trabalhos de todo Brasil.

A programação acontece entre os dias 19 e 21 de março na INOVA USP – Cidade Universitária, promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis. No cronograma do evento estão programadas a mostra de finalistas e apresentação dos projetos selecionados para avaliadores, imprensa e público em geral, além de palestras e painéis.

“Participar da FEBRACE é uma ótima oportunidade para ver de perto a materialização de diversos trabalhos desenvolvidos pelo Brasil diante das dificuldades e possibilidades de se fazer ciência num país de realidades tão distintas. Vivenciar uma mostra de projetos que além da sua importância social, coloca o jovem como protagonista do processo de criação e o aproxima do método científico, deve ser sempre valorizada. Que possamos trazer boas ideias e experiências inovadoras para Cabo Frio”, comentou Luiz Felipe Oliveira, coordenador-geral da pasta.

A Coordenadoria fez parte em novembro de 2018, do comitê de avaliação da maior feira do estado, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), promovida pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj. A comissão avalia por meio de critérios como clareza, metodologia, inovação, entre outros, os projetos vencedores da FECTI que participarão da FEBRACE. A última edição da feira estadual aconteceu na CEFET/RJ campus Maracanã.

No município de Cabo Frio a Cogetei promove, em parceria com as escolas, a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI) com o intuito de estimular novas vocações em Ciência, Tecnologia e Inovação, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. Os representantes pretendem trazer para o município ideias, inovação e possibilidades para feira municipal, que acontece no mês de setembro.