Educadores debatem implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município

Cerca de 90 pessoas, educadores, professores, diretores, supervisores, orientadores, pais e responsáveis, debateram nesta terça-feira (11) diversas questões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município. O encontro aconteceu no auditório da E.M. Edilson Duarte e foi promovido pela Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Formação Continuada. O debate contou com a apresentação do Dr. Fernando Penna, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e  com a diretora da Faculdade de Educação da UFF, Rosane Marendino.

O professor Dr. Fernando ministrou uma palestra sobre a política curricular nacional e a reforma do Ensino Médio na BNCC, com contribuições importantes para o aprofundamento do assunto, abordando a origem, implicações políticas e possíveis rumos para a educação nacional. O palestrante é mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e representa uma das vozes mais relevantes sobre as Políticas Educacionais Brasileiras, atuante no Movimento Educação Democrática e nas discussões relacionadas à BNCC.

Entre diversas informações apresentadas, o professor Dr. Fernando ressaltou que a BNCC é uma reforma essencialmente política, promovida por políticos e não por educadores. Ele explicou que as ideias que deram origem ao documento começaram a surgir em 2013, após deputados brasileiros serem convidados por uma instituição estadunidense a debaterem a educação brasileira nos Estados Unidos, com o objetivo de importar um dos modelos educacionais daquele país. Os educadores hoje buscam soluções para os impactos das novas medidas, que já estão sendo implementadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com previsão de aplicação no Ensino Médio até o final de 2019.

Segundo Thiago Casemiro, da Formação Continuada, o aprofundamento do assunto é importante em um contexto onde se fala muito sobre o tema nas mídias, mas com poucas informações, comprometendo o entendimento de uma iniciativa tão impactante, que pode provocar, inclusive, a precarização do ensino. “Esse debate foi pouco aprofundado. Precisamos saber o que é, de onde veio, para onde vai, como será esta aplicação na prática docente. Então estamos buscando a compreensão de tudo que está por trás dessas mudanças curriculares”.

Além dos profissionais da educação, o evento também contou com a participação de pais e responsáveis, preocupados com os rumos do ensino no Brasil, como a mãe e empresária Marceline Bebice. “Eu sempre procuro ler e entender estes assuntos, até porque sou mãe e o meu sonho é que a educação pública seja de qualidade para todos, com as mesmas oportunidades de ensino”. Para ela, a palestra enriqueceu e fortaleceu esse debate. “Acredito no empoderamento do professor para a construção de uma educação forte. A resistência quanto ao desmonte da educação tem que ser pautada no conhecimento e na união, e nesse ponto a palestra foi muito didática”, observou Marceline.

A Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Renata Reis, ressaltou que a palestra foi esclarecedora e dinâmica. “O professor Dr. Fernando Penna fez um histórico sobre o documento e um debate sobre as questões de modo claro e pertinente. Pedimos que ele nos proporcione mais momentos como esse, a fim de que possamos nos qualificar e tenhamos discussões criteriosas”.

Aqueles que desejarem certificação de participação no encontro podem solicitá-la pelo e-mail formacaocontinuada@semecabofrio.rj.gov.br, desde que tenham assinado a lista de presença. A Secretaria pretende dar continuidade aos debates, com alguns encontros já previstos. Em outubro, a previsão é discutir a aplicação da BNCC na Educação Infantil e, em novembro, no Ensino Fundamental. Os encontros são abertos a todos os interessados.

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