“Mobilidade e Bicicleta” são temas de reunião do Plano Participativo

24/04/2018

Uma nova rodada de discussões sobre o Plano Participativo de Mobilidade Urbana acontecerá nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana. Desta vez serão abordados os temas mobilidade e bicicleta, com participação de ciclistas debatendo a importância do veículo para a circulação das pessoas na cidade.

SAIBA MAIS

Reunião vai discutir mobilidade com foco no turismo

Acessibilidade é tema da próxima reunião do Plano Participativo de Mobilidade Urbana


Desde janeiro a secretaria vem realizando uma série de encontros com a população para formular o Plano Participativo. As primeiras reuniões foram segmentadas por bairros, e agora elas acontecem por temas. Já participaram representantes dos taxistas, da acessibilidade e do turismo.


O coordenador do Departamento de Engenharia de Trânsito e Transportes (Engettrans) da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Knopp, levanta soluções para resolver problemas. “Entender as dificuldades ao usar o veículo e quais as possíveis soluções para transitar na cidade nos aponta um caminho para melhorias. Vamos discutir com todos os interessados, principalmente os que utilizam a bicicleta e entendem sobre o tema”.


Ainda de acordo com o coordenador, a bicicleta, junto com o transporte público, é a principal solução para melhoria do trânsito. “Cabo Frio é uma cidade perfeita para usarmos a bicicleta. Queremos ter um melhor uso desse transporte para facilitarmos o trânsito na cidade. Queremos investir muito nesse tipo de transporte sustentável não só para beneficiar a população, mas dar visibilidade para Cabo Frio”, declarou.


Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Mobilidade Urbana também vem realizando uma pesquisa online de origem e destino, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Tráfego e Transportes. O objetivo é conhecer os hábitos da população cabo-friense para a elaboração do Plano Participativo de Mobilidade Urbana. Para obter um resultado eficiente é necessária a participação de todos os
moradores.


Para participar é necessário responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w informando e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.


O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê outras pesquisas complementares e eventos técnicos (com especialistas). Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

O convite está aberto a todos os interessados na temática como associações, grupos e pessoas. A sede da Secretaria fica localizada na João Pessoa, 516, Vila Nova. O horário de atendimento é das 9h às 17h.