Prefeitura participa de evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o transtorno e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Em Cabo Frio, a Associação Mães Coragem, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, promove evento na Praça Porto Rocha, das 15h às 18h30.

A programação conta com esclarecimentos acerca dos benefícios para a pessoa com autismo, como direito ao vale transporte municipal e intermunicipal, orientação jurídica, inclusão escolar e pedagógica, peça teatral, como o tema #esefosseseufilho, apresentada pelo grupo Kerygma, abordando o cotidiano de uma família com um filho autista, música ao vivo e panfletagem.

“A Associação Mães Coragem se reúne há cinco anos. Já realizamos panfletagens, caminhadas na Praia do Forte, passeio de trenzinho e reuniões em praças públicas, sempre com o objetivo de reunir e orientar as famílias que têm membros com o espectro autista, tanto as já engajadas quanto as que estão chegando agora. É importante que, uma vez identificadas, as crianças com o transtorno, que suas famílias recebam informações relevantes, serviços, referências e apoio prático de acordo com as necessidades individuais. A cura para o transtorno não foi desenvolvida. No entanto, intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e programas de treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida da pessoa, rompendo  barreiras, ampliando o processo de inclusão e minimizando as diferenças”, afirmou Raquel Simas, presidente da Associação.

O evento é aberto ao público.