Segunda fase das Rodas de Conversa cria Câmaras Setoriais

Diálogo com classes artísticas é umas das prioridade da Secretaria de Cultura

A segunda fase do projeto “Rodas de Conversa”, criado pela Secretaria de Cultura, retorna no próxima segunda-feira (7) com o segmento de Literatura. O encontro será na Biblioteca Walter Nogueira, no Centro, às 18h. A partir de agora, o projeto que reuniu em alguns momentos pela primeira vez representantes de diversos segmentos junto ao poder público, transforma esses diálogos em Câmaras Setoriais que seguirão neste ano com encontros regulares.

Segundo a secretária de Cultura Meri Damaceno, como desdobramento possível do Conselho Municipal de Cultura, o projeto de Lei sugere a criação e manutenção das chamadas Câmaras Setoriais dos segmentos artísticos, que são grupos específicos de cada classe, organizados pela sociedade civil, mobilizados e que tem encontros regulares.

“O objetivo é que o Conselheiro representante de cada segmento artístico no Conselho de Cultura seja a voz desse coletivo maior, que se encontra e se organiza nas Câmaras Setoriais. O Conselheiro deve votar e representar o coletivo e para isso é preciso que este segmento esteja vivo, organizado e ativo nas Câmaras Setoriais, para que a voz da população seja ouvida e colocada em pauta”, explicou a secretária.

As próximas reuniões das Câmaras Setoriais já estão agendadas:
09/01 – Cultura Afro – Charitas, 18h
14/01 – Artes Cênicas – Teatro Municipal, 19h
15/01 – Música e Carnaval – Teatro Municipal, 18h
17/01 – Artes Plásticas – Teatro Municipal, 19h30
22/01 – Audiovisual – Teatro Municipal, 18h
23/01 – Cultura Afro – Charitas, 9h
26/01 – Dança (10h) e Lgbt+ (16h) – Teatro Municipal
29/01 – Produção Cultural – Teatro Municipal, 18h
30/01 – Artesanato – Teatro Municipal, 18h

O que são as Câmaras Setoriais e para que servem

“As Rodas de Conversas promovidas pela Cultura foram embriões dessas Câmaras Setoriais. A meta é transformar estas Rodas definitivamente em Câmaras Setoriais já a partir de janeiro de 2019. Já foram realizadas 21 Rodas de Conversa, com 10 diferentes segmentos artísticos da cidade, tendo atingido aproximadamente 150 artistas. Para janeiro já estão marcadas mais 11 reuniões, com 10 diferentes segmentos. O fundamental neste momento é convocar o máximo possível de artistas para estarem presentes nas reuniões das Câmaras Setoriais e repassar as chamadas das reuniões para artistas conhecidos. É hora de estar presente, é hora de construir coletivamente”, pontuou Meri Damaceno.

O superintendente de Cultura, Matheus Lima, conta também que as decisões de dias e horários estão sendo feitas nos próprios encontros, pelos artistas, legitimando assim o movimento como da população artística de Cabo Frio, com o auxílio da Secult. Com o tempo objetivo é passar o bastão dessa condução diretamente para a sociedade civil, mas tendo a secretaria sempre como apoiadora e incentivadora.

“Para não correr o risco das Câmaras Setoriais virarem apenas encontros sem objetividade e não producentes, hoje elas podem e devem se utilizar de dois caminhos para a construção das pautas de reunião: o primeiro é guiar-se pelo Plano Municipal de Cultura, uma demanda antiga dos artistas da cidade e que foi aprovado recentemente, já nesta gestão; e o segundo é utilizar as pautas das reuniões do Conselho Municipal de Cultura para debates sobre as questões que possam ser pertinentes ao segmento especificamente”, esclareceu Matheus.

Segmentos como Artes Cênicas, Dança, Cultura-Afro, Carnaval e Literatura já fizeram ou estão partindo para a terceira reunião no início de 2019 e consolidam-se como movimento já bem embrionados. Outros como Música, Artes Plásticas, Audiovisual, Lgbt+ e Artesanato já tiveram pelo menos uma reunião e ganham força e projeção.

“São os artistas se reconectando; a classe artística e o poder público dialogando, encontrando soluções e consenso. A retomada do exercício de pensar com a cabeça do outro, do todo, refletindo no que pode ser melhor para manter a valorizar o rico e imenso patrimônio cultural pré-histórico, histórico, material e imaterial da cidade de Cabo Frio”, concluiu a secretária Meri Damaceno.