1° Prêmio Luíza Mahin é realizado nesta quinta (25)

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado nesta quinta-feira (25), a Coordenadoria Geral de Igualdade Racial (Cogepir) realiza o 1° Prêmio Luíza Mahin. O evento tem o objetivo de promover reflexão sobre a causa e homenagear mulheres negras da região que contribuem para resgate da cultura afro-brasileira. A programação acontece a partir da 19h no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas). A entrada é gratuita.

Ao todo, 20 personalidades femininas negras engajadas no resgate das tradições da cultura afro-brasileira serão homenageadas. A programação vai contar com apresentação musical da cantora sambista, Leny Moraes, exposição de artesanatos e apresentação da Companhia de Teatro Coletivo Bizum. Esse é o primeiro evento realizado pela Coordenadoria de Igualdade Racial, criada após a recente reforma administrativa.

Segundo a coordenadora da pasta, Raphaela Fallove, o Prêmio Luíza Mahin trata-se de uma política de ação afirmativa fazendo com que essas mulheres ganhem notoriedade, valorização e reconhecimento, promovendo assim a Igualdade Racial.

“São mulheres, agricultoras, artesãs, mães, guerreiras, assim como Luíza Mahin, que quebrou paradigmas, estereótipos. A nossa maior riqueza é a ancestralidade e essas mulheres são exemplos de luta, perseverança e esperança”, destacou a coordenadora.

Luíza Mahin foi uma africana guerreira que teve importante papel na Revolta dos Malês, na Bahia. Lutou contra a escravidão, foi articuladora de revoltas e levantes de escravos que sacudiram a então província baiana, nas primeiras décadas do século XIX. Hoje está no rol de personalidades negras que marcaram história.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha foi instituído em 25 de julho de 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas. O objetivo do evento era dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras. É considerado um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

O Charitas fica localizado na Avenida Teixeira e Souza, 855, no Centro. 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.