18ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio reúne milhares de pessoas na Praia do Forte

Evento aconteceu em dois dias, de forma ordenada, com atuação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Municipal

A 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio reuniu milhares de pessoas na Praia do Forte no último fim de semana. O evento, que aconteceu no sábado (9) e no domingo (10), contou com um esquema reforçado de segurança, envolvendo a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, garantindo a tranquilidade do público presente.

Nos dois dias de festa, a programação aconteceu das 13h às 23h. Apesar do grande público, nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada na área do evento, denominada “Estação Diversidade”, montada no Bolsão da Juju, ao lado da Praça dos Quiosques de Vidro.

Segundo o secretário de Direitos Humanos e Segurança, André Magalhães, o evento foi muito bem organizado e aconteceu de forma tranquila.

“A Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio foi um evento tranquilo. A Guarda Civil Municipal esteve presente nos dois dias de evento, atuando no ordenamento do trânsito e do público. Tudo transcorreu sem nenhum tipo de ocorrência de agressão, com poucas infrações de trânsito e nenhum registro de confusão e brigas, na área do evento. A prisão de três pessoas, acusadas de praticar roubo, efetuada pela Polícia Militar, aconteceu na areia da Praia, fora do Bolsão da Juju. A 18ª Parada LGBTQI+ começou e terminou no horário previsto, de forma organizada. Após o término do evento, a PM precisou intervir em confusões que aconteceram entre as pessoas que não se retiraram do local. Fora isso, tudo ocorreu de forma organizada”, afirmou o secretário.

A 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio é uma realização do Grupo Iguais e Instituto Iguais, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, que reuniu pessoas de todas as idades, e teve como objetivo principal levar a mensagem: “Nossa existência é singular, mas nossa luta é plural. Todes contra a LGBTIfobia”.

Dois dias de festa, diversidade e respeito

A 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio apresentou para o público muita música e alegria, em dois dias de festa. A tarde do sábado (9) foi animada com vários ritmos, apresentação de DJs e bandas, além da performance da drag queen oficial do evento, Mary Summers. No palco, se apresentaram os DJs GFreak, Duda, Barna, Lucas de Paula e Petersen. A picape gritou, colocando o público para dançar, com muita música eletrônica, embalada com vários ritmos.

A programação também contou com os shows de Michel Fos, Michelle Rosa e Raylane Mendes, que colocaram o público para dançar. Para fechar a noite a funkeira Pepita, que fez todo mundo sair do chão.

Já no domingo, o evento começou com o tradicional desfile do trio elétrico pela orla, animado pelos DJs Kevin e Brunet. A cantora Karol Bastos trouxe o ar de carnaval fora de época para a 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio, com muito axé e ritmos que fizeram a galera dançar o tempo todo. O trio seguiu até a Estação Diversidade, montada no Bolsão da Juju, onde os DJs Joxx e Geleia já animavam o público.

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado também compareceu ao evento, e no palco, deu as boas-vindas ao público, destacando a importância do respeito à diversidade e o acolhimento a todos os cidadãos, sem distinção.

“Cabo Frio abraça a todos os cidadãos, sem distinção. Sei o quanto é importante a luta por respeito e por políticas públicas que atendam à população e isso inclui a comunidade LGBTI+. Tenham certeza que vamos acolher e apoiar todos”, afirma a prefeita.

Após o momento de fala das lideranças, a DJ Sabrina Sá seguiu com som, animando o público e colocando todo mundo para dançar. As drags queens Diva More do Drag Brasil Racer, Mikaella Mendy, Mary Summers, Tifanny Summers, também se apresentaram e levantaram o público com suas performances. O DJ Foley animou ainda mais o público, tocando muitos sucessos.

O ponto alto da noite foi a apresentação da MC Rebecca, que fechou com chave de ouro a 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio, levando todo mundo ao delírio. O show teve até pedido de casamento no palco. O público correspondeu e a apresentação da cantora foi um sucesso.