Cabo Frio celebra 80 anos de Amena Mayall com lançamento de livro inédito

Palácio das Águias recebe no dia 21 de setembro uma programação gratuita com leitura dramatizada, painel memorial, apresentação musical e lançamento do livro “Amena Poema”

Em sua terceira edição, o projeto Mulheres de Sal celebra os 80 anos de nascimento de Amena Mayall, escritora, ambientalista, ativista contra a ditadura militar e precursora na luta contra a especulação imobiliária na Região dos Lagos. O evento de lançamento do livro “Amena Poema”, obra com textos e ilustrações inéditas da autora, será no dia 21 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h, no Palácio das Águias, em Cabo Frio. A programação é gratuita e aberta ao público.

Amena produziu parte de seu acervo durante sua prisão política e deixou um importante conjunto de leis de preservação ambiental e de obras literárias ainda pouco conhecidas pelo público. O livro “Amena Poema” revisita novos aspectos dessa figura tão expressiva, com registros pessoais e históricos relevantes à memória regional.

A publicação é patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Literatura Resiste. A obra conta com a pesquisa de Meri Damasceno, memorialista e amiga de Amena, e sua filha Moana Mayall, que assina a direção artística do projeto.

Confira a seguir a programação do evento de lançamento do livro “Amena Poema”:

  • 19h: Leitura dramatizada com os atores Bruno Peixoto e Anna Fernanda Corrêa;
  • 19h30: Fala de abertura com Moana Mayall, Aline Moschen e Tatiana Cabral;
  • 20h: Painel memorial com os pesquisadores Meri Damasceno e Marcílio Barroco, com interpretação em libras de Fernanda Ribeiro;
  • 21h: Apresentação musical e lançamento de “Amena Poema” com Graci Antunes e Mayla Árvore;
  • 21h30: Circulação do público pela exposição memorial e vídeo instalação “Amena 80”

Quem foi Amena Mayall

Nascida no Rio de Janeiro, em 1943, Amena se formou em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como professora e pesquisadora. Foi uma das fundadoras do Movimento Ecologista do Rio de Janeiro e do Comitê de Defesa das Dunas de Cabo Frio.

Sua obra literária inclui os livros de poemas “Canto do Mar” (1978), “Poemas da Terra” (1980), “Poemas da Liberdade” (1981) e “Poemas da Luta” (1983). Seus textos também foram publicados em diversas revistas e antologias.

Amena Mayall morreu em 1986, aos 43 anos. Sua obra é um importante legado para a cultura e a história da Região dos Lagos.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.