Os preparativos para a Páscoa na Paróquia Nossa Senhora da Assunção têm o seu início neste sábado (13), com uma celebração específica para as crianças às 16h na Matriz Auxiliar. Esta celebração tem como objetivo explicar para as crianças tudo o que acontece na Semana Santa: a entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), a Última Ceia e o Lava Pés e a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Neste dia não haverá Santa Missa às 20h na Matriz Auxiliar e nas comunidades.
A programação segue com a Procissão de Ramos no domingo (14), tendo o início da Santa Missa às 08h em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar dando continuidade à celebração. Também haverá bênção dos ramos nas Missas das 18h e 20h.
Na segunda-feira Santa (15/04) às 19h haverá a Santa Missa e logo em seguida a emocionante Procissão do Fogaréu que tem sua origem na Espanha, e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. Com o apoio de um grande elenco, a procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua Morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.
Pela primeira vez, uma Via-Sacra solene foi preparada para a Terça-Feira Santa (16). Às 19h30 toda a comunidade está convidada para este exercício espiritual pelas ruas do centro da cidade. Simultaneamente na paroquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco – São Gonçalo, o sr. Arcebispo Dom José Francisco e todo o clero de Niterói, estarão reunidos para a Missa dos Santos Óleos.
Quarta-Feira Santa (17) às 19h Missa na Matriz Auxiliar, e por algumas ruas do centro da cidade ocorrerá a Procissão de Nossa Senhora das Dores que nos levará a refletir as 7 Dores de Maria. Refletindo as dores de Maria vendo seu Filho único sendo preso e morto na cruz.
Na Quinta-feira Santa (18) às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. Às 00h haverá o Ofício de Trevas e a partir de 01h da manhã, continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.
A Sexta-Feira Santa (19/04) sagrada e solene, ao mesmo tempo sóbria e austera. A Igreja, acompanhando os passos de Jesus Cristo, faz memória de sua Paixão e morte na Cruz. Às 09h a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos, às 15h Celebração da Paixão do Senhor, às 17h, As Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto.
Sábado Santo (20) às 19h Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição.
As Missas no Domingo de Páscoa (21) serão às 10h, 18h e 20h.