Equipes de Cabo Frio brilharam no Campeonato Brasileiro de Velocidade de Va’a

Remadores de Cabo Frio se destacaram no Campeonato Brasileiro de Velocidade de Va’a – modalidade que no Brasil é conhecida como Canoa Havaiana – disputado no fim de semana na Praia de São Francisco, em Niterói.

A competição foi disputada por mais de 300 atletas de todo o Brasil e fez parte da seletiva para o Mundial de Velocidade, marcado para o ano que vem, no Havaí.

A disputa das provas de velocidade – ou “Sprint”, como são conhecidas internacionalmente – tem características bem peculiares. São provas curtas, que exigem um trabalho de muita força explosiva por parte dos atletas. Em vista disso, o treinamento dos remadores deve ser muito específico e intenso.

Cabo Frio tem atualmente alguns dos principais nomes do cenário nacional da modalidade. Dois clubes da cidade que são filiados à Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A) levaram a melhor nas principais categorias do Campeonato Brasileiro. A equipe feminina Mana Brasil, do Clube Náutico Cabo Frio; e a equipe masculina do He’e Nalu Roots Club ficaram com os títulos das categorias Open 500m e 1.500m e carimbaram passaporte para o Campeonato Mundial.

O He’e Nalu também se sagrou campeão brasileiro de “sprint”, tanto no masculino, quanto no feminino, com suas equipes Junior 19. Nas disputas individuais, tiveram êxito os atletas Maxwel Coutinho, Juan Ali e Lucas Costa (He’e Nalu Roots Club) e Dayone Rossi (Clube Náutico Cabo Frio).  Também se destacaram os para-atletas Aline Lopes, Rosely de Araújo e Francisco Costa.

O atleta Victor Guerson, do clube Maikai Hoa, foi convidado a participar do Brasileiro por outra equipe e garantiu o lugar no pódio. Todos treinam diariamente nas águas de Cabo Frio, fizeram bonito e estão classificados para o Mundial do Havaí.

A treinadora e remadora Dayone Rossi, que já venceu o Mundial de 2014 com a Equipe Mana Brasil, comemora a conquista do Campeonato Brasileiro e a possibilidade de brigar mais uma vez por títulos mundiais:  

“Me sinto completamente feliz e ansiosa para retomar os treinos de sprint com a equipe para tentar, com toda raça, trazer o título de bicampeã mundial. E individualmente, me sinto na responsabilidade de representar o Brasil mais uma vez, desde que tive minha primeira participação no mundial do Canadá em 2012, sendo a brasileira com melhor posição no ranking mundial, repetindo a dose no mundial de 2014, no Brasil”.

Para Henrique Vogel, treinador da equipe He’e Nalu, que já remou no Havaí e ficou classificado entre os 10 melhores na disputa da Travessia Molokai-Oahu no ano de 2015, como convidado da Equipe SAMU na época, é uma oportunidade ímpar de levar integrantes, inclusive juniores e para-atletas, para uma experiência no berço da Canoa Havaiana.

“Meu maior orgulho nesse campeonato foi de compartilhar a canoa e ser campeão com jovens a quem dediquei os ensinamentos sobre a cultura havaiana”, explicou Henrique, que será também o capitão da equipe na Austrália no Campeonato Mundial de Maratona, ainda em 2019.

O secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, professor Flávio Rebel, aproveitou para parabenizar os competidores cabo-frienses pelos expressivos resultados e as respectivas vagas no Mundial.

“Cabo Frio vem obtendo frequentemente títulos de âmbito nacional e internacional nas competições de canoas havaianas. A cidade já se tornou referência da modalidade no país e temos tentado aproximar o Poder Público dos clubes e dos praticantes do va’a”, explicou o secretário.

 

Os títulos das equipes de Cabo Frio foram os seguintes:

 

Clube Náutico de Cabo Frio

 

  • Equipe Feminina Open Mana Brasil – V6 500 m – Primeiro Lugar

 

Dayone Rossi / Marta Terra / Andressa Saboya / Alice Nassif / Marianna Santa Roza / Alisa Lalôr

 

  • Equipe Feminina Open Mana Brasil – V6 1.500 m – Primeiro Lugar

 

Dayone Rossi / Marta Terra / Andressa Saboya / Alice Nassif / Marianna Santa Roza / Luane Ferreira

He’e Nalu Roots Club

 

  • Equipe Masculina Open – V6 500m Open – Primeiro Lugar

 

Maxwel Coutinho / Ricardo Sanson / Carlos Ribeiro / Rafael Andrade / Murilo Pinheiro / Henrique Vogel

 

  • Equipe Masculina Open – V6 1.500m – Primeiro Lugar

 

Maxwel Coutinho / Ricardo Sanson / Carlos Ribeiro / Rafael Andrade / Murilo Pinheiro / Henrique Vogel

 

  • Equipe Feminino Junior 19 – 1000m – Primeiro Lugar

 

Rayssa Smith / Julia Guimaraes / Bruna Liborio / Carolina Paciello / Julia Coimbra / Maria Simões

 

  • Equipe Feminino Junior 19 – 500m – Primeiro Lugar

 

Julia Guimaraes / Rayssa Smith / Maria Simões / Carolina Paciello /Bruna Liborio / Maria Gama

 

  • Equipe Masculina Junior 19 – 1.000m – Segundo Lugar

 

Lucas Costa / Juan Ali / Augusto Pais / Eduardo Abreu / Johnny Pedrosa / Igor Rossi

 

  • Equipe Masculina Junior 19 – 500m – Primeiro Lugar

 

Lucas Costa / Juan Ali / Augusto Pais / Eduardo Abreu / Johnny Pedrosa / Igor Rossi

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.