Na próxima quarta-feira (21/08), o projeto “Territórios Turísticos” começa a ser colocado em prática, unindo os esforços público e privado para identificar os territórios de potencial turístico, além de analisar a infraestrutura e investimentos necessários para os locais analisados.
A primeira reunião de gestão governamental acontece das 9h às 11h na sede da Secretaria de Turismo, localizada no terminal de transatlântico, e contará com a presença de representantes do Turismo, Obras e Serviços Públicos, Comsercaf, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Procuradoria, Ordem Pública (Guarda Municipal, Guarda Marítima, Fiscalização de Posturas) e Polícia Militar.
Nesse encontro as pautas são: estratégia de gestão operacional dos territórios, ordenamento e levantamento de problemas e fragilidades, manutenção e revitalização do Boulevard Canal, da Passagem, da Rua dos Biquínis e do terminal de transatlântico, e o evento Circuito Bohêmio.
A reunião de gestão governamental acontecerá quinzenalmente para realizar a integração das áreas. Os temas variam desde o monitoramento, ordenamento e infraestrutura ao planejamento de eventos e apoio ao desenvolvimento de atrativos.
Sobre o Projeto “Territórios Turísticos”
Com o foco na gestão integrada de ações para gerar áreas de potencial turístico, a Prefeitura de Cabo Frio lançou neste mês de agosto o projeto “Territórios Turísticos”. A iniciativa, que é inédita no município, irá mapear e inventariar as áreas que terão inspeções periódicas realizadas pelos gestores públicos e representantes da iniciativa privada para estabelecer ações corretivas, preventivas e propositivas referentes aos aspectos urbanísticos e organizacionais.
“O turismo, ao ser considerado atividade principal, não pode ser feito de forma intuitiva ou desorganizada. Além de realizar o mapeamento, deve ser estabelecido a governança conjunta. Não iremos avançar sem que as outras secretarias, coordenadorias e órgãos do governo estejam atuando de maneira integrada e também, nessa mesma modelagem, o trade turístico. É preciso que os segmentos público e privado trabalhem em conjunto para que a gente possa atuar nesses territórios”, disse Paulo Cotias, secretário de Turismo.