Vai começar a vacinação antirrábica em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. O calendário foi divulgado pela coordenadoria de vigilância em saúde ambiental, e a vacinação já começa neste sábado (18) em três postos: Parque Veneza (Chavão), Nova Califórnia e no Ginásio Poliesportivo de Aquárius. O horário é o mesmo para todos os dias e postos, sempre das 9h às 14h.
Na semana seguinte, no dia 25 de agosto, será a vez dos postos do Florestinha, Campos Novos e Botafogo. No dia 1º de setembro, dois postos irão vacinar os pets: Gargoá e Samburá. No dia 15 de setembro a vacinação chega à zona rural, nos postos de Agrisa, Angelim e Pacheco/Araçá. E no dia 22 de setembro, último dia de vacinação, os postos de São Jacinto e Maria Joaquina farão a imunização.
Vale destacar que somente os postos de vacinação do Parque Veneza e do Ginásio Poliesportivo de Aquárius contarão com equipes fixas. Os demais postos terão equipes volantes, que se deslocarão conforme a demanda. Todas as equipes são compostas de dois vacinadores, 1 ajudante e 1 um escriba.
A raiva
A raiva é considerada uma doença não muito comum atualmente, mas ela ainda é motivo de grande preocupação por parte dos donos de animais pelo fato de ser incurável nos pets. Além disso, a doença é fatal em 100% dos casos em animais. A raiva é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos.
Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles cães ou gatos. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, e eles são muito parecidos, tanto no homem como em seu melhor amigo. Já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas nem por isso são menos agressivos.
Por isso a importância da vacina antirrábica nos animais. Para evitar que eles se contaminem e nos contaminem.