Nas últimas 24h choveu 118,4 milímetros no município
Uma força tarefa foi montada, nesta segunda-feira (13), pelas equipes da Prefeitura de Cabo Frio para limpeza, desobstrução de bueiros e contenção de pedras devido à forte chuva que atingiu a cidade. O trabalho foi feito em conjunto pela Comsercaf, Superintendência da Defesa Civil, além das Secretarias de Obras e Segurança e Ordem Pública.
Segundo o Superintendente da Defesa Civil, Márcio Soren, nas últimas 24h choveu 118,4 milímetros. Durante as 4 horas de chuva mais intensa, das 5h30 até as 9h, o volume atingiu 116,7mm. Foram registradas cerca de 20 ocorrências. Houve deslizamento de pedra no Morro do Telégrafo e a área precisou ser isolada. Os pontos de alagamento mais críticos foram: Jardim Caiçara, Centro, Jardim Excelsior, Guarani, São Cristóvão, Parque Burle, Vila Nova, Alecrim e Jardim Nautilus.
Por volta das 11h30 o nível do Canal do Itajuru e da Praia das Palmeiras começou a baixar e facilitou o escoamento das águas pluviais. A Secretaria de Obras atuou na desobstrução dos ralos. Na Avenida Henrique Terra, nas Palmeiras, um caminhão vacol realizou a desobstrução de bueiros e caixas de passagem, para esgotamento de áreas alagadas
“A água já baixou na maioria dos bairros. A situação está se normalizando na cidade com a diminuição das chuvas. Estamos monitorando e continuamos com a manutenção dos espaços públicos”, explicou o assessor especial da Secretaria de Obras, Eduardo Leal.
Os funcionários da Comsercaf foram para as ruas assim que as águas começaram a baixar e intensificaram o atendimento nas áreas mais afetadas. A coleta de lixo domiciliar foi retomada em diversos bairros. No bairro Passagem, a força da água retirou diversas pedras portuguesas das calçadas e agentes trabalharam na coleta do material.
Em função dos alagamentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (Esfs) de alguns bairros precisaram suspender as atividades, tais como: Porto do Carro, Itajuru, Praia do Siqueira, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus, Cajueiro, Gamboa, Samburá, Araçá, Parque Burle, Monte Alegre, Jardim Caiçara, Boca do Mato e Vila do Sol.
O efetivo da Guarda Civil Municipal atuou em locais estratégicos para realizar possíveis atendimentos como na Avenida América Central e Julia Kubitscheck, no bairro São Cristóvão, Centro, Praça da Cidadania e Boulevard Canal.
Em caso de emergências, a Corporação está à disposição da população por meio do número 153. Já Defesa Civil deve ser acionada pelos números 199 ou 2647-0199.