O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio divulga uma extensa programação para o mês de agosto. O público terá a oportunidade de curtir desde contação de histórias até feira agroecológica. Os visitantes também podem conferir a exposição permanente de arte sacra do Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos. Todas as atividades são gratuitas.
No dia 16 de agosto, às 10 e às 14h, em parceria com a secretaria de Educação, o Mart apresenta o projeto “Histórias no Convento”. A contação de histórias vai reunir alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. A visita deve ser agendada pelos professores na Divisão Educativa pelo telefone (22) 2646 7340 ou pelo e-mail mart@museus.gov.br .
Com a presença do grupo Griot, no dia 25 de agosto, a partir das 15h, acontece a Feira Agroecológica do Convento. Toda último sábado do mês produtores agro-familiares da região comercializam hortaliças, grãos, queijos, bolos, mel, doces, cerveja artesanal, entre outras delícias.
No dia 30 de agosto o Mart abre as portas para a banda New Bossa. Os músicos Lico Alves (violão e voz), Tadeu Uchôa (contrabaixo e vocais), Rafael Sena (teclados e vocais) e Oswaldo Guimarães (bateria e voz) executam, na nave da Igreja do Museu, a nata da música brasileira, agregando muito samba e bossa nova, através da releitura de compositores consagrados como Djavan, Ivan Lins, João Bosco e muitos outros.
Exposições
Até o dia 19 de setembro, o Mart traz também a exposição “O mar, conexão divina”. Através das fotografias de Luciano Barbosa, o visitante poderá conhecer e reconhecer as belezas naturais de Cabo Frio, observando o cotidiano e as belezas do morador da cidade, a pesca artesanal, os eventos tradicionais, a cultura, a preservação do meio ambiente e seu patrimônio imaterial.
Encontros e ensaios
Todas as segundas-feiras, a partir das 15h acontecem os ensaios do Coletivo Gira-sol de Danças Circulares, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. Agora com novidades: danças para energia dos chacras, para a saúde psíquica através das cores e danças do Sagrado Feminino e Masculino. Já às terças e sextas, também a partir das 15h, são realizados os ensaios do coral Despertar Alegria de Viver, sob regência do Maestro Francisco Silguero, na nave conventual.