Reunião, na manhã desta quinta (5) contou com a presença de representantes da sociedade civil
Em comemoração aos dois anos de criação da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, um café da manhã foi realizado nesta quinta-feira (5) com a presença dos representantes da Associação em Defesa da Pessoa com Síndrome de Down (ADPT21), APAE, Mães Coragem, Casa de Apoio e da Associação de Surdos da Região dos Lagos. O objetivo foi fazer uma prestação de contas dos trabalhos realizados nos sete meses do atual governo.
Segundo a Superintendente Idalina Araújo, o encontro também serviu para discutir políticas públicas e planejar novas ações, projetos e programas através de um diálogo democrático com a sociedade civil.
Entre as várias atividades realizadas pela Superintendência desde janeiro desde ano, Idalina destacou a realização de visitas técnicas para realização de teste de acessibilidade em vias públicas, parceria com a Secretaria de Turismo na assessoria de acessibilidade em hotéis e pousadas da cidade e na trilha sensorial da Fazenda Campos Novos, inaugurada em junho, além de atendimentos itinerantes em Tamoios e encaminhamentos de cartões de estacionamento.
Idalina também destacou a importância da atuação na fiscalização das leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência.
“No último dia 24 de julho, a lei de cotas completou 30 anos, e ainda encontramos empresas que burlam a legislação. Por isso, precisamos estar presentes em todos os locais, e cobrar que esta e outras leis sejam cumpridas”, incentivou Idalina.
A reunião também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da secretária adjunta de Assistência Social, Ana Júlia Neves, que reforçou a importância da atuação de todos.
“Há um lema da luta pela pessoa com deficiência que eu gosto muito, pois representa a necessidade de todos os interessados pela causa estarem envolvidos: ‘Nada sobre nós sem nós!’ A sociedade civil, o governo, todos devem permanecer unidos, porque a causa é de todos”, declarou Ana Júlia.
Ao final da reunião, com o objetivo de dar transparência às ações da pasta e estabelecer estratégias em conjunto, foi acordada a reativação do grupo de WhatsApp para comunicação entre os representantes da sociedade civil e membros do governo.