Ao todo foram feitos 744 atendimentos diversos no local
Seis meses após ser inaugurado, o setor de pós Covid-19 do Centro Municipal de Reabilitação de Cabo Frio, no bairro Novo Portinho, já atendeu mais de 200 pacientes e realizou 744 atendimentos. Inaugurado em março, o setor atende pessoas que contraíram a Covid-19 e apresentaram sequelas da doença.
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. De acordo com a coordenadora de Reabilitação Ambulatorial, Mariana Chapeta, cada paciente realiza a avaliação de capacidade funcional no ambulatório, passa por exames complementares e, se for o caso, por consulta com cardiologista.
“Cada paciente passa por duas sessões semanais, que consistem em reabilitação funcional, com exercícios para mobilidade, independência e ajustes posturais, fortalecimento muscular e treino aeróbico de intensidade moderada. O tempo de tratamento é de 18 a 24 sessões”, explica Mariana Chapeta.
Para agendar um horário para o setor pós Covid é necessário fazer uma avaliação presencial no Centro de Reabilitação, e apresentar xerox do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.
Também é necessário comprovar que teve a doença por meio de exames complementares como PCR-RT, tomografia de tórax, sorologia imunológica, e ainda apresentar sintomas como de dispneia, fadiga, tosse crônica, cansaço, falta de ar, perda de memória, disfunção cognitiva, dor no peito em aperto e baixa tolerância ao exercício.
O fisioterapeuta e superintendente de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Jay Brasileiro, destaca que a equipe do setor pós Covid, formada por sete fisioterapeutas, além dos profissionais que são acionados de acordo com os casos atendidos, está passando pelo Programa de Educação Continuada.
“O governo municipal está investindo na formação dos profissionais com cursos específicos. A capacitação engloba conhecimentos científicos a respeito dos mecanismos de transmissão e infecção do Sars cov 2, vírus responsável pela Covid-19, assim como as sequelas da infecção, estudo de protocolos para a síndrome pós covid e desafios da reabilitação no contexto da rede do SUS”, explica Jay Brasileiro.
Ainda segundo ele, a expansão do setor pós Covid está sendo planejada para acompanhar pacientes que já receberam alta e necessitam de auxílio na transição para a vida funcional.
“Muitos pacientes que já tiveram alta ainda enfrentam problemas para o retorno às atividades laborais e nosso objetivo é auxiliá-los nessa transição. Também será iniciado no próximo mês um programa acompanhamento de pacientes por meio da telereabilitação, que consiste em teleatendimento de monitorização e orientação de treino aeróbico, utilizando também tecnologia assistida como vídeos e aplicativos”, explica o superintendente de Reabilitação.
O Centro Municipal de Reabilitação fica na esquina da Avenida Quatro Estações com a Rua Henrique Terra, no bairro Novo Portinho.