Equipes atendem chamadas de urgência e emergência nas residências, 24h por dia
O serviço de resgate em emergências domiciliares, que pode ser acionado pelo número 192, já registrou mais de 2 mil atendimentos neste ano em Cabo Frio. O serviço oferecido pela Prefeitura funciona 24h por dia. Para os pacientes de Tamoios, o telefone (22) 2646-1736 também fica disponível.
De fevereiro a agosto de 2021, os profissionais realizaram 2.060 atendimentos em todo o município.
“A gestão da saúde segue sempre a diretriz de ampliar a prestação de serviços e de levar melhorias à população cabo-friense. Os atendimentos prestados pela nossa emergência médica domiciliar reforçam essa sensibilidade em saber a necessidade da população. O resgate traz agilidade e garante ainda mais saúde para o cabo-friense”, disse o secretário de saúde, Felipe Fernandes.
A cada ocorrência com caráter de urgência e emergência recebida na Central de Atendimento, uma equipe é enviada ao endereço. No local os profissionais realizam a avaliação, ou a remoção do paciente nos casos em que há necessidade. Em situações de maior gravidade, o apoio do Corpo de Bombeiros é solicitado imediatamente. Mediante demanda, as equipes de resgate da Prefeitura também prestam auxílio ao Corpo de Bombeiros para atendimento em vias públicas em toda a extensão do território municipal.
As equipes são compostas por 12 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e 10 condutores. Os serviços são realizados com auxílio de duas ambulâncias semi-intensivas, devidamente equipadas para os atendimentos. As ambulâncias ficam baseadas em pontos estratégicos. Em Tamoios a ambulância fica alocada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada na Avenida Amaral Peixoto (RJ-106), bairro Samburá. No primeiro distrito, o veículo fica localizado na Central Reguladora de Ambulâncias, situada na Rua Expedicionário da Pátria, em São Cristóvão.
Criada em maio de 2020, a Central funcionava apenas com um número de telefone fixo tradicional, e o contato, na maioria das vezes, era feito pelo Corpo de Bombeiros, que comunicava os profissionais de plantão no dia. Além da implantação do novo canal 192, com atendimento 24h, a partir de março de 2021 a Prefeitura também aumentou em 50% o corpo técnico de enfermagem, e em 25% o número de enfermeiros.