Alunos da rede municipal de Cabo Frio terão dia de gestor público através do Projeto “Cidade Jovem”

Seleção começa esta semana com concurso de redação. Cerimônia de posse será no dia 26 de novembro

Alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão passar um dia como gestores na Prefeitura de Cabo Frio. Esse é o objetivo do Projeto “Cidade Jovem”, que foi implementado na primeira gestão do prefeito José Bonifácio, e acontecerá novamente este ano.

Ao todo 24 alunos ocuparão, junto com os gestores, os cargos de prefeito, vice-prefeito, chefia de gabinete, controladoria e procuradoria-geral, além das 17 secretarias e das duas autarquias municipais (Comsercaf e Ibascaf).

A escolha dos 24 estudantes será feita através de um concurso de redação que acontece esta semana (entre os dias 8 e 12). Durante este período os alunos produzirão textos com o tema “Como posso melhorar minha cidade?”, ou ainda com o tema do encontro de adolescentes, ocorrido no mês de outubro, “Protagonismo Juvenil – O que eu tenho a ver com isso?”.

As 24 melhores redações serão escolhidas pela equipe da Secretaria de Educação da seguinte maneira: três de cada série do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e quatro de cada série de ensino médio (1º, 2º e 3º anos). O anúncio dos vencedores será no dia 19 de novembro.

A cerimônia de posse dos jovens, que acompanharão os gestores durante a rotina de atuação nas pastas, será no dia 26 de novembro, às 9h, em frente à Prefeitura de Cabo Frio, com hasteamento de bandeira. Durante todo o dia, eles terão a oportunidade de conhecer a estrutura da gestão pública e se familiarizar com o dia a dia das demandas dos setores. Encerrando as atividades, os alunos participarão de um coquetel de confraternização seguido da entrega de certificados.

Segundo o gestor de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Souza, a proposta é resgatar a identidade dos jovens, a partir do contato com a história do município e a realidade atual.

“A experiência de conhecer da rotina do gestor agrega ao aluno conhecimento e vivência nos arranjos sociais do município, o que faz dele um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres”, comentou.

O objetivo do prefeito José Bonifácio é que o projeto ocorra anualmente, sempre na semana em que se comemora as festividades do aniversário da cidade.