Acervo literário de Márcio Werneck agora está disponível na Biblioteca Municipal Walter Nogueira

Entrega do material foi contemplada no Prêmio Evandro Terra, proporcionando a chegada de importantes obras para o município

Cabo Frio recebeu, na manhã desta terça-feira (22), um importante reforço no acervo literário municipal. Graças ao projeto “Biblioteca do Marcio Werneck”, contemplado no Prêmio Evandro Terra, instituído no município nos moldes da Lei Aldir Blanc, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira recebeu 100 livros do acervo do pesquisador.

A entrega dos exemplares aconteceu no Solar dos Massas, no Centro, com presença de familiares do pesquisador, falecido em 2004.

A doação tem o intuito de dar acessibilidade ao rico e diverso material que compõe o acervo Marcio Werneck, fruto da pesquisa de três décadas do historiador.

“Trata-se de uma obra muito importante, com rica pesquisa sobre a história de Cabo Frio e nosso intuito sempre foi garantir o acesso ao acervo, para que as pessoas possam pesquisar e conhecer o trabalho de Marcio Werneck”, afirmou a jornalista Maria Werneck, filha do escritor, ao lado da produtora Tatiana Cabral, que participa do projeto de resgate do acervo.

Para Penha Leite, viúva de Márcio, a chegada dos livros para a Biblioteca Municipal Walter Nogueira é motivo de orgulho.

“Estamos passando um pouco do que foi o trabalho de Márcio, que durante 25 anos pesquisou a fundo a história de Cabo Frio, reunindo um rico material sobre a cidade, que agora ficará a disposição da população. Isso é muito gratificante para nós e motivo de orgulho”, disse Penha.

Segundo o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, o município ganha muito com esse acervo que agora está a disposição da população para pesquisa.

“Marcio Werneck era mestre na arte de pesquisar e contar a história de Cabo Frio e região. Durante anos ele documentou tudo o que encontrou. Um verdadeiro tesouro não só para a nossa cidade, como também o país, reunido nessa coletânea, que agora faz parte do acervo da Biblioteca Municipal Walter Nogueira”, finalizou o secretário.

MARCIO WERNECK

O historiador e autor Marcio Werneck, falecido em 2004, dedicou sua vida em resgatar o patrimônio cultural da Região dos Lagos, através de livros de autores diversos, entrevistas com personalidades ilustres, entre outros materiais. Até o ano de 2014, o material ficou restrito à família e a poucas pessoas que o procuravam no intuito de realizar pesquisas. Naquele ano, a produtora cultural Tatiana Cabral e Maria Werneck iniciaram uma série de ações em homenagem à memória de Marcio Werneck.