Gestores culturais se reúnem no Charitas, em Cabo Frio, para troca de experiências

Fazedores de cultura da Baixada Litorânea participaram de debate monitorado por uma comissão da Secretaria das Culturas de Niterói

A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), em Cabo Frio, recebeu uma comissão da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, na tarde desta segunda-feira (21). A reunião promoveu uma troca de experiências entre os fazedores de cultura e a formação em políticas culturais com gestores da Baixada Litorânea. O encontro foi realizado pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio.

Na pauta da reunião, estiveram as leis de incentivo fiscal (via ISS e IPTU) nos municípios da Baixada Litorânea, a Lei Aldir Blanc e as perspectivas futuras sobre a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, que estão tramitando na Câmara dos Deputados. Além de intermediar o diálogo com os gestores culturais, a comissão vai orientar na melhoria das políticas públicas na cidade.

Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, a lei de incentivo à cultura, via isenção fiscal, se apresenta como uma das principais alternativas para desenvolver o setor cultural, e a troca de experiências no debate é de suma importância para formação dos gestores da cidade.

“Este encontro é muito importante, porque temos essa missão de falar de cultura e incentivar esse fazer cultural em todas as nuances. Um dos nossos objetivos aqui é trocar e adquirir experiências que facilitem a implementação de projetos, e colocar as leis já existentes em prática, em benefício de todos. Precisamos olhar também com bastante atenção para a cultura das periferias”, afirmou Clarêncio.

O secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, falou aos gestores e artistas de Cabo Frio sobre os expressivos resultados alcançados com iniciativas como editais de fomento direto, ações de participação popular e o acompanhamento criterioso das prestações de contas referentes à Lei Aldir Blanc.

“Em primeiro lugar temos de agradecer a Cabo Frio pela oportunidade de nos receber. O convite foi muito importante nessa ideia de troca e cooperação da cidade de Niterói com outros municípios e é a chance de construir esse diálogo que chamamos de caravana cultural. Cultura é um direito, e cabe ao poder público incentivar sempre a produção cultural nos territórios onde atuam”, afirmou Leonardo.