Documento orienta as políticas públicas a serem implantadas pela Secretaria de Assistência Social
A Superintendência da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cabo Frio apresentou, nesta terça-feira (11), o Diagnóstico Socioterritorial do munícipio, documento que aponta e orienta as áreas para implantação de serviços, programas, benefícios e projetos na Assistência Social.
Em relação à Moeda Social Itajuru, por exemplo, o relatório indicou a necessidade de expansão do programa, conforme o governo municipal já vem realizando. Atualmente, o programa está em dez bairros e com a próxima ampliação para o Jacaré em andamento. Desde que foi lançado, em outubro de 2021, são 2.500 famílias beneficiadas, 239 comércios vinculados e mais de R$ 5,5 milhões investidos.
De acordo com a gestão do Suas, o diagnóstico deve ser elaborado a cada quadriênio, já que integra os Planos de Assistência Social em cada esfera de governo.
O objetivo é conhecer a realidade de cada área do município para identificar as demandas e orientar na implantação das políticas públicas na Assistência Social. Importante destacar que a elaboração do relatório contou com a colaboração de diversos setores da Prefeitura de Cabo Frio, que contribuíram com informações para a construção do diagnóstico.