Debate está sendo promovido pelo Conselho Municipal de Cultura e caminha paralelamente ao projeto de reforma do espaço
Artistas plásticos e artesãos estão envolvidos na atualização do Regimento Interno do novo Espaço Cultural Torres do Cabo. Para isso, a comissão de trabalho do Conselho Municipal de Cultura (CMC), está realizando reuniões para promover debate acerca das regras que vão reger o espaço, após a reforma e a reinauguração. Na quinta-feira (28), representantes das setoriais de Artesanato e Artes Plásticas, do CMC, se reuniram na Biblioteca Municipal Walter Nogueira para discutir o assunto.
O pedido para a atualização do Regimento Interno e das propostas para a exploração comercial do café foi feito pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com o intuito de democratizar as decisões. As reuniões estão acontecendo paralelamente ao processo de reforma do Espaço Cultural Torres do Cabo. A licitação para a reforma está marcada para o dia 3 de maio. Na sexta-feira (28), representantes das empresas interessadas em concorrer no certame visitaram o Espaço Cultural, que atualmente encontra-se totalmente fechado, para fazer uma vistoria no local, antes da licitação.
A proposta, segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Walter Luiz da Silva Ramos, que também é coordenador da comissão de trabalho, é ampliar o debate, envolvendo também os expositores que já faziam parte do Espaço Cultural, antes do fechamento, e também de artesãos e artistas plásticos que fazem parte das setoriais de Artesanato e Artes Plásticas do CMC.
“Estamos acompanhando todo o processo, inclusive a licitação. Agora estamos ampliando o debate acerca das regras de funcionamento do Espaço, pois queremos que esse processo seja democrático. Em seguida vamos debater a proposta da concessão do café. Estamos atentos a toda movimentação, inclusive, vamos acompanhar a obra também”, afirma o presidente do CMC.
A REFORMA
O Espaço Cultural Torres do Cabo, localizado na Rua 13 de Novembro, no Centro, próximo à Praia do Forte, vai passar por reforma total. O processo Nº 31420/2022, para contratação de empresa especializada na área de engenharia, vai passar por licitação (modalidade tomada de preços), na próxima quarta-feira (3), às 10h, na sede da Prefeitura de Cabo Frio. O valor estimado do contrato é de R$ 451.090,08.
Segundo a secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner, a expectativa para a reabertura do Espaço Cultural Torres do Cabo é para o segundo semestre deste ano.
“Após a licitação e a escolha da empresa que vai executar a obra, que tem previsão de 120 dias para a conclusão, reinauguraremos o espaço. Para que tudo esteja pronto, já estamos trabalhando na atualização do Regimento Interno e também na proposta de concessão do café que vai funcionar no local. Tudo isso em conjunto com o Conselho de Cultura e a sociedade civil”, finaliza a secretária adjunta.