Serviço Família Acolhedora é tema de palestra na Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio

Equipe da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Secria) apresentou o projeto para alunos, professores e funcionários

Com objetivo de divulgar o serviço “Família Acolhedora”, da Prefeitura de Cabo Frio, a equipe da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Secria), que coordena a ação, esteve nesta quinta-feira (11), na Universidade Estácio de Sá, campus de Cabo Frio, para conversar com alunos, professores e funcionários.

A proposta é divulgar o serviço, mostrando como ele funciona e como uma família pode se cadastrar. O projeto Família Acolhedora é pensado como uma política pública para viabilizar e assegurar direitos, garantindo o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os interessados em participar do acolhimento familiar recebem, de forma voluntária, crianças ou adolescentes de zero a 18 anos que estejam afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. Por norma de conduta, não é permitido que sejam revelados dados pessoais dos acolhedores e dos menores.

Esse serviço é regulamentado pela Lei Municipal nº 2.577, de 9 de julho de 2014, e pretende oferecer uma modalidade de acolhimento provisório em residências de famílias acolhedoras. A modalidade é protetiva, excepcional e temporária, ou seja, tem prazo determinado de permanência no lar. O objetivo, além de proporcionar um lar temporário, é possibilitar que a criança ou o adolescente possa se desenvolver, a partir de uma atenção individualizada.

Segundo a secretária da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Betânia Batista, o objetivo central do serviço é garantir a convivência familiar e comunitária, em um espaço sadio, com acesso aos direitos fundamentais para aqueles que viveram situações de violações de direitos ou risco para sua integridade física, ou psicológica.

“A divulgação do serviço faz com que mais pessoas tomem conhecimento do serviço e se candidatem para ser uma família acolhedora. O Família Acolhedora é uma opção diferenciada de oferecer um ambiente familiar, amor e carinho, enquanto o estudo social é realizado”, explicou Betânia.

As pessoas interessadas em conhecer mais sobre o serviço que funciona na antiga sede da Prefeitura, no Braga, pode fazer o agendamento pelo telefone (22) 3199-9932.