Próximo encontro acontece na segunda (12), para estudantes de 14 a 16 anos, no contraturno escolar, com a oficina “De olho no meu 1º emprego”
Na próxima segunda (12), acontece o segundo encontro da oficina “De olho no meu 1º emprego”, do programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, para os estudantes das escolas municipais Marcia Francesconi Pereira e Professor Edilson Duarte. A oficina acontece uma vez por semana, no contraturno escolar; é composta por quatro encontros e uma visita a espaços corporativos para que os jovens conheçam o dia a dia de um ambiente de trabalho.
Para ambas as escolas, os encontros acontecem às segundas-feiras. Os próximos serão nos dias 19 e 26 de junho, sendo das 9h às 10h30, para alunos da Escola Municipal Professora Marcia Francesconi Pereira; e das 14h às 15h30, para estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.
No dia 3 de julho, acontece a visitação ao espaço de trabalho da Prolagos, concessionária de água e esgoto da região, sendo das 9h às 10h30, para alunos da Escola Municipal Professora Marcia Francesconi Pereira; e das 14h às 15h30, para estudantes da Escola Municipal Professor Edilson Duarte.
A cada encontro serão abordados temas a exemplo de “Como se preparar para conseguir o primeiro emprego?”; “Continuando a busca pelo primeiro emprego”; e “Trabalho como direito social”. No último dia, haverá também o sorteio de bolsas de estudos em instituições credenciadas em Cabo Frio.
Na abertura da primeira aula, na semana passada, além da equipe cabo-friense, os alunos contaram com a participação de representantes do programa em São Gonçalo. Participaram os assessores da Subsecretaria de Proteção Social Básica Fabiano da Silva Almeida e Tatiana Soares; as assistentes sociais do programa Acessuas Trabalho Giseli Araújo e Carla Regina Venel; e a estagiária de Serviço Social Julia Oliveira da Cunha, todos da Prefeitura de São Gonçalo.
Já a oficina realizada no Cras da Praia do Siqueira contou com a participação de Vânia Costa, coordenadora do Acessuas Trabalho de São Pedro da Aldeia. Para Marluce Ferreira, a integração com as equipes do Acessuas de outras cidades fortalece a rede de atendimento do programa.
“Conforme a nova proposta da aplicação das oficinas no âmbito escolar, a equipe se depara com necessidade de fortalecer o vínculo com toda a rede de apoio no município. As estratégias planejadas para o decorrer do ano incluem compartilhar com equipes de outras cidades o caminho para alcançar a meta. É de suma relevância esse trabalho de orientações para os jovens”, afirmou.
A iniciativa das oficinas é da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Criaad, Casa de Passagem e Centro de Acolhimento recebem oficinas em junho e julho
Os jovens de 14 a 18 anos do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente Cabo Frio (Criaad), que estão em medida de semiliberdade, recebem de 26 a 29 de junho, das 9h às 10h, a oficina de “De olho no meu 1º emprego”, que acontece na sede da instituição, no Porto do Carro.
Nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, a iniciativa acontece para os assistidos da Casa de Passagem, das 9h às 10h30, e do Centro de Acolhimento, das 14h às 15h30.