Encontro no Charitas marcou o início dos trabalhos que seguem até o dia 2 de setembro
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, deu início a programação da “Jornada de Trabalho: Política Intersetorial de Governo para Igualdade Racial”. A primeira reunião foi realizada nesta segunda-feira (28), no Charitas, com a presença de integrantes da Comissão de proposição do Centro da Herança Africana, Quilombola e de Povos Tradicionais que será instalado dentro do polo da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), na Fazenda Campos Novos.
Durante o encontro, que contou ainda com participação de representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), foram expostas a necessidade de avançar quanto às tratativas para a implementação do Centro de Referência das Tradições da Herança Africana, Quilombola e Povos Tradicionais, no polo da Uenf, na Fazenda Campos Novos.
A mesa foi presidida pelo coordenador-geral de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino, junto ao secretário municipal de Cultura, João Félix, representando a prefeita Magdala Furtado.
“Essa primeira reunião teve por objetivo ajustar e estabelecer metas em relação às diretrizes da nova gestão, junto às Políticas de Promoção da Igualdade Racial, seja para a implementação do Centro de Referência das Tradições da Herança Africana, Quilombola e Povos Tradicionais quanto às outras iniciativas. A partir de agora, vamos solicitar a republicação do documento que regulamenta a Comissão de proposição do Centro, definir quais serão os novos representantes que farão parte do grupo de trabalho de restauro com o Inepac e sentar junto à Uenf para delimitar qual será o espaço que o Centro ocupará, após a reforma do prédio histórico”, disse Manoel Justino.
Ao longo da Jornada, serão debatidos ainda tópicos como a retomada do Comitê Técnico de Proposições de Saúde da População Negra; a criação de um roteiro turístico quilombola; a realização da Semana Teixeira e Sousa, em âmbito nacional, em parceria com a Fundação Cultural Palmares e outras temáticas pertinentes à Promoção da Igualdade Racial. As atividades seguem até o dia 2 de setembro, em diversos locais, onde serão realizados encontros com a presença de representantes das secretarias municipais e da sociedade civil.
DIA 29/08 (TERÇA-FEIRA):
Metas para programação do Mês da Consciência Negra.
Local: Charitas.
Horário:15h
Discussão preliminar da programação da Semana Teixeira e Sousa, visando à parceria com o Governo do Estado e a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura dando caráter nacional ao evento.
Local: Charitas.
Horário:17h.
DIA 30/08 (QUARTA-FEIRA):
Ações de especificidades da saúde da da população negra.
Local: Casa do Bicentenário – Parque Municipal da Fonte do Itajuru.
Horário:10h
Medidas de Políticas para uma Educação Antirracista e apresentação dos novos membros da Comissão de Ressignificação da Lei 10.639.
Local: Casa do Bicentenário – Parque Municipal da Fonte do Itajuru.
Horário:15h.
DIA 31/08 (QUINTA-FEIRA):
Reunião de estudo da proposição das representações da religião de matriz africana e ampliação do tradicional evento “Presente às Águas” com o “Festival do Mar – Cultura e Culinária Afro-brasileira”.
Local: Casa do Bicentenário – Parque Municipal da Fonte do Itajuru.
Horário:15h.
DIA 02/08 (SÁBADO):
Encontro sobre Turismo de Base Comunitária – Circuito nas áreas remanescente de Quilombo
Local: Quilombo de Maria Joaquina
Horário: 9h