Ceam Cabo Frio tem aumento de 15% na média de atendimentos mensais neste ano em relação a 2022

Dados foram apresentados no encerramento da programação do Agosto Lilás

De janeiro a agosto deste ano, Cabo Frio teve um aumento médio mensal de 15% nos atendimentos dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam) em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados na quinta (31), no auditório da Prefeitura, pela Superintendência dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Assistência Social, por conta do encerramento da programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

“É muito importante falarmos das nossas conquistas, dos nossos avanços. As dificuldades são muitas, mas estamos avançando e trabalhamos diariamente para isso. É necessário destacar, também, que o funcionamento da rede de proteção à mulher é parte fundamental do nosso trabalho”, ressaltou a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

Segundo as estatísticas, em 2022, foram 722 atendimentos realizados pelo Ceam Polo. Em 2023, o número já chega a 556, incluindo os atendimentos realizados pelo Ceam Rosa da Farinha, em Tamoios, inaugurado em março deste ano. A coordenadora do Ceam Polo, a assistente social Ludmila Roque, destacou que as 97 mulheres atendidas em Tamoios, em apenas cinco meses, é um marco do ano.

“É fundamental a gente ter esse mapeamento porque ele orienta onde as políticas públicas devem ser implementadas, que é justamente onde ela é mais incidente”, explicou a coordenadora do Ceam Polo, Ludmila Roque.

Ainda segundo o levantamento, os dados da violência contra a mulher em Cabo Frio, dos últimos três anos, indicam quais tipos de agressão mais cometidas contra elas – psicológica, física, moral – e evidenciam, ainda, o perfil predominante das mulheres assistidas: negra; moradora da periferia; entre 29 e 50 anos; com Ensino Fundamental ou Médio incompleto; possuem entre um e três filhos; se denominam evangélicas e moradoras dos bairros do Jacaré, Jardim Esperança, Unamar e Aquarius.

Participaram do encontro o grupo Alcoólicos Anônimos; o Movimento de Mulheres da Região dos Lagos – Olga Benário; a Comissão da OAB Mulher, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, que também apresentou as ações desenvolvidas desde a implantação em março deste ano; a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que trouxe os dados de atendimento; e o Grupo Reflexivo do Homem, que apresentou o funcionamento desta política pública.

Conquistas e desafios da política pública de atendimento à mulher

Além das estatísticas, a Superintendência dos Direitos da Mulher também apresentou as ações que têm sido desenvolvidas pelo órgão e seus equipamentos, bem como os principais desafios da gestão.

Entre as realizações dos Ceams, destacam-se a oferta de campo de estágio para universitários; o projeto “Ceam vai à Escola”; a capacitação para outros municípios; a sensibilização em Cabo Frio; o intercâmbio com outros órgãos e equipamentos para atualização da equipe e das políticas; e a instalação do Grupo Reflexivo do Homem (GR Homem).

Além da mudança do Ceam Polo para uma sede própria, os principais desafios são a expansão da equipe e sua manutenção, inclusive com capacitações contínuas; a implantação do campo de estágio para outras categorias profissionais, como Direito e Psicologia; a implantação de grupos reflexivos de mulheres, entre outras.

Já a Superintendência da Mulher tem como meta organizar e coordenar a 15ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, prevista para o próximo ano; a realização do 5º Fórum Intermunicipal, que versará sobre abrigamento; a implantação da Sala Lilás; do Selo Mulher; e a instalação do GR Homem Preventivo, entre outras medidas.

Agosto Lilás contou com diversas atividades

Uma variada e intensa programação debateu a importância da conscientização e do enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da campanha Agosto Lilás. Foram realizados encontros com a rede de atendimento do distrito-sede e de Tamoios; seminários; transmissão ao vivo; palestras; e serviços, que contaram com a participação de diversos setores do governo municipal. Teve ainda a instalação de uma faixa na fachada do prédio municipal em comemoração aos 17 anos da lei Maria da Penha.

Cabo Frio também ministrou um curso de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em Campos dos Goytacazes, a convite da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Ceam de Campos.

Além disso, a coordenadora do Ceam Polo, Ludmila Roque, participou da aula magna dos cursos de Direito e Psicologia, da Universidade Veiga de Almeida, na quinta (31) com a palestra “Violência de Gênero e Interseccionalidades”, que versou sobre dados de atendimento, tipos de violência, os 17 anos da Lei Maria da Penha, e perfil das assistidas, entre outros assuntos pertinentes à violência contra a mulher.