O atendimento Móvel esteve em Tamoios e no bairro Jardim Esperança
Durante todo o mês de outubro, a cidade de Cabo Frio se envolveu de forma intensa na campanha Outubro Rosa, com ações voltadas para a saúde da mulher. Uma das iniciativas de destaque foi o atendimento móvel oferecido pelo caminhão do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os números confirmam o resultado positivo da iniciativa. Com total de 5.216 atendimentos realizados ao longo do mês de outubro, sendo que destes, 2.179 exames foram realizados em Tamoios, e 3.037 no Jardim Esperança. Somente mamografias foram 855 exames realizados; preventivos foram 1.098; exames oftalmológicos 1.155; ultrassonografia de mama foram 521; ultrassonografia transvaginal foram 545; e densitometria óssea foram 1.042.
O atendimento móvel consiste em um veículo equipado para realizar diversos exames e atendimentos médicos, visando proporcionar maior acessibilidade à saúde das mulheres.
Além da carreta, as unidades básicas de saúde e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da cidade ofereceram uma série de ações e orientações voltadas para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Foram realizados 1.643 preventivos, acompanhados de palestras e uma forte integração entre profissionais de saúde e pacientes, reforçando o acolhimento e a humanização no atendimento.
As mamografias realizadas no Posto de Atendimento Médico (PAM) em São Cristóvão e no Centro de Especialidades Médicas e Apoio Diagnóstico (CEAD) somaram 1.553 exames, representando um aumento significativo de 90% em relação ao mês de setembro. As consultas ginecológicas totalizaram 657, demonstrando o comprometimento da cidade com a saúde e o bem-estar das mulheres.