Centenas de mulheres participaram na tarde desta quinta-feira, dia 18, do Dia D do Outubro Rosa, no PAM de São Cristóvão, que abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. As palestras abordaram aspectos da doença, da prevenção, do tratamento e da alimentação com profissionais de diferentes áreas da saúde, evidenciando que o tema deve ser tratado de forma multidisciplinar. De janeiro deste ano até o momento foram feitas 4.934 mamografias em Cabo Frio.
“A doença causa sensação de finitude, mas atualmente de 80% a 90% dos cânceres são curáveis, desde que identificados no início. O processo é doloroso e por isso é tão importante o tratamento humanizado, a exemplo do que realiza a Casa da Mama”, salientou o secretário de Saúde Dr. Márcio Mureb.
De acordo com o médico José Roberto M. da Rocha, o autoexame, assim como a consulta regular ao especialista aumentam as chances de preservação da mama. segundo ele, as mulheres devem ficar atentas aos fatores de risco como início precoce ou término tardio da menstruação, questão hormonal, hábitos alimentares, prática ou não de atividades físicas, entre outros.
“Há 30 anos havia a possibilidade de salvarmos uma vida e hoje, com os avanços médicos e com a prevenção, é possível salvarmos a mama. Este é um tipo de câncer que não dói, só na fase tardia, de metástase. E cada mulher é diferente da outra, então, é necessário fazer o autoexame e procurar o médico com regularidade”, reforçou.
O trabalho desenvolvido pela Casa da Mama foi abordado pela assistente social Lucinéa Câmara, da ong Amigas da Mama, que destacou a importância de dialogar sobre a doença e de pacientes e acompanhantes terem acesso a atendimento social, acompanhamento psicológico e jurídico, fisioterapia (especialmente para aquelas que fizeram retirada total ou parcial da mama). A programação contou ainda com aconselhamento nutricional com a enfermeira e estudante de Nutrição, Amanda Rocha.
A ação foi uma parceria com o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, o Serviço Municipal de Imagem, o Hospital-Dia e a Central de Marcação de Consultas.