O Dia do Poeta foi celebrado em grande estilo, no sábado (20), em Cabo Frio. A data foi marcada pelo encontro do projeto Flores Literárias, no Solar dos Massa. Poetas e entusiastas se reuniram para declamações de poemas e debaterem a importância da literatura para todos em todas as idades.
Durante a noite, as idealizadoras do projeto, Jaqueline Brum e Andrea Rezende, lembraram de episódios importantes e marcantes em suas vidas no universo da literatura e contaram com a presença dos músicos Alessandra Cristy e Lucas Costa. O poeta Maurício Cardoso apresentou sua trilogia de poesias “O Louco”, “Maria” e “Pátria Amada”. A contadora de histórias e escritora Rosana Andrea apresentou, no improviso, a contação de histórias do livro infantil “O Reino das Palavras Encantadas”.
Segundo Jaqueline Brum, ” o projeto Flores Literárias é de difusão cultural com ênfase na literatura. Eu e a Andrea Rezende iniciamos o projeto 2016 e de lá pra cá já foram três Festivais de Inverno Literário (Flic) e duas antologias com poetas da cidade, do país e até de fora”, contou ela revelando ainda que “percebemos que após o início do Flores Literárias, o número de saraus na cidade aumentou. Isso é a literatura chegando em vários lugares. O livro é uma relíquia e a literatura é a arte guardiã das raízes do povo. Ficamos então com toda essa responsabilidade de guardar, registrar e propagar para que a nossa memória viva”, concluiu.
O próximo Flores Literárias acontecerá juntamente ao evento de fundação e posse da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf), no dia 9 de novembro, no Costa Azul Esporte Clube. Durante o evento, o sarau de poesias acontecerá com os poetas que foram empossados e os que estarão prestigiando o evento também. O evento será para convidados.