A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, encerrada na noite da última sexta-feira (26), mobilizou cerca de oito mil participantes em toda a cidade. Só a Praça São Cristóvão, principal polo do evento, agitou quase cinco mil pessoas, entre estudantes e população. As oficinas experimentais da Ferlagos movimentaram cerca de 700 alunos, entre outras atividades realizadas na Praça Porto Rocha, Prefeitura, IFF, Prolagos, Enel, escolas municipais e estaduais, secretarias municipais, Estácio de Sá, Senac, CCR Vialagos, IFRJ Arraial e Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart).
Segundo o coordenador da Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves, a iniciativa marcou o recomeço do setor, reativado na atual gestão do município. “A sensação é de dever cumprido. Em um curto espaço de tempo conseguimos mobilizar muitas parcerias e um grande público. A gente acredita que a Cogetei tem papel fundamental para pensar o município. Não conseguimos encontrar soluções viáveis se não investirmos em tecnologia. Portanto, estamos felizes em ter aproximado as produções científica e tecnológica dos nossos alunos e da população”.
Ainda segundo o coordenador, apesar da Praça São Cristóvão ter sido o coração do evento, reunindo praticamente todas as instituições parceiras, os alunos também tiveram oportunidade de visitar outras instituições, participando de visitas guiadas, oficinas e palestras. Além de estudantes, a população também teve acesso aberto e gratuito ao evento, que contou com um caderno de 20 páginas de programação.
A expectativa da Coordenadoria para 2019 é ainda maior. Além de dar continuidade à iniciativa, a intenção é ampliá-la no próximo ano. “Pretendemos fazer um evento ainda melhor, com mais atividades e atrações, incluindo uma grande feira municipal de ciência e tecnologia, para que ainda mais escolas possam fazer a exposição dos seus trabalhos”, afirmou Luiz Felipe.