Abrigo Municipal de Cabo Frio promove capacitações para funcionários da casa de acolhimento

Atividades tem por objetivo aprimorar o atendimento para os acolhidos

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente e do Abrigo Municipal Casa da Criança, promove um ciclo de capacitações em novembro voltada para a equipe de acolhimento. O objetivo é treinar os profissionais continuamente para situações emergenciais e aprimorar cada vez mais o serviço. A próxima atividade acontece na quinta (17), na sede do abrigo.

De acordo com a diretora do Abrigo, Edmilce Maciel, a capacitação será oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, com o tema “A importância do manejo com pacientes psiquiátricos acolhidos no serviço de acolhimentos”. O encontro será ministrado pela enfermeira Leila Cabral, que possui mais de 13 anos de experiência na saúde mental.

“As capacitações continuadas oferecidas aos funcionários são muito importantes, porque tanto a rotina do abrigo quanto do acolhido possuem especificidades de diversas naturezas, então é necessário que os funcionários saibam como proceder em situações que exijam manejo específico, como identificar situações de risco, alteração de comportamentos entre outros. Capacitar é oferecer suporte, informação e qualificação para que o serviço seja cada vez mais de excelência”, explicou Edmilce.

Na terça (22) e na quarta (23), das 13h às 16h, acontece uma capacitação sobre cuidados iniciais em primeiros socorros, que será realizado pelo oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Brandão .

O Abrigo também realizou capacitação para os voluntários do Projeto Juntos, idealizado pela Comunidade Oceânica Batista Praia do Foguete. Com o tema “O que é voluntariado? ”, os debates foram realizados em dois encontros no início deste mês sobre como agir no voluntariado e sua importância; documentos necessários, como o termo de voluntariado e de responsabilidade.

A atividade foi ministrada pela equipe técnica e a coordenação do Abrigo Municipal como contrapartida para uma ação voluntária que será realizada em conjunto com a casa de acolhimento. Será um encontro por mês, com diversas atividades lúdicas para os assistidos do abrigo.

“A proposta é oferecer jogos de tabuleiro, banhos de piscina, churrasco, cinema, atividades esportivas, entre outras, para que elas tenham essa experiência de sair do serviço de acolhimento e socializarem em outros espaços com outras pessoas”, explicou Edmilce, acrescentando que em todas as atividades as crianças serão acompanhadas dos cuidadores, da coordenadora e também por ela.